Brandão inaugura espaço para atividades esportivas na região do São Francisco e Ilhinha


Local foi completamente reformado e agora conta com uma estrutura de boa qualidade para as atividades esportivas.

O espaço que antes era conhecido como Piçarrão pela ausência de infraestrutura agora se transformou num pequeno estádio com direito a um campo com grama sintética, arquibancada, vestiários e toda a estrutura necessária para disputas esportivas. O Campo Beira Rio, na região do São Francisco e da Ilhinha, foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (7) pelo governador Carlos Brandão, que destacou a importância dos equipamentos esportivos nas cidades.

“Aqui tinha um campo de areia e fizemos um campo moderno, com grama sintética, o primeiro do Maranhão, e num padrão que atende todas as necessidades. Muitas pessoas praticam esse esporte aqui há anos, mas não tinham um espaço de qualidade. Estamos investindo fortemente no esporte no Maranhão e já fizemos muitas Areninhas, campos de futebol e estamos fortalecendo os JEMs [Jogos Escolares Maranhense]”, declarou o governador.

Na ocasião, foram entregues kits esportivos que permitirão a retomada das competições com toda a equipagem necessária para apoiar as escolinhas e os times de futebol amador do bairro. O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Celso Dias, explicou que a obra beneficia a comunidade em geral, além de esportistas amadores e as categorias de base, que agora dispõem de uma área com total segurança para as atividades.

“É uma obra que beneficia o esporte de base e também o esporte amador, que usa o campo para suas competições. O governador tem feito um grande serviço para a sociedade com essas grandes obras. Ele tem dado total apoio e força para os JEMs e aqui na comunidade têm pessoas participando dos JEMs, então quem ganha com tudo isso é a população”, comentou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, explicou que foi realizado um grande trabalho na área, da compactação do terreno a recuperação do piso para colocação da grama sintética no campo, assim como colocação de alambrado e iluminação. Já os vestiários ganharam revestimento cerâmico, forro, portas e louças nos banheiros.

“Temos um governador dinâmico que trabalha praticamente 20 horas por dia. É uma pessoa que vive dia a dia o Governo do Estado. Aqui a Sinfra colaborou fazendo essa obra, batizada de Estádio Beira Rio, e entregou para q população esse espaço belíssimo”, informou o secretário Aparício Bandeira.

A revitalização da área representa mais qualidade de vida para a comunidade que agora conta com uma estrutura de qualidade para competições de base e do futebol amador. Além de valorizar o espaço, a obra também impactou o entorno com a reforma dos muros, calçadas externas e canaletas.

Paula poderá comandar secretaria na gestão Julinho



São fortes em Paço do Lumiar as especulações em torno de uma possível ida da ex-prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, do PCdoB, para uma secretaria da prefeitura de São José de Ribamar.

Segundo informações, o  convite teria partido  do próprio prefeito Dr. Julinho Matos, do Podemos.

O convite, de acordo com interlocutores, teria sido feito logo após ela manifestar interesse em apoiar Júlio Filho, filho de Dr. Julinho, para deputado estadual em 2026. 

O prefeito Dr. Julinho Matos não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Iracema Vale participa da posse do novo superintendente da Polícia Federal no Maranhão



A parlamentar ressaltou a relevância da PF como instituição fundamental para o fortalecimento
da democracia e da segurança pública

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nessa quinta-feira (07), da solenidade de posse do novo superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Augusto Campos Torres Nunes. A cerimônia marcou um momento importante para a instituição, responsável pelo planejamento, direção, coordenação, controle e execução das ações institucionais no estado.

Durante o evento, Iracema Vale ressaltou a relevância da Polícia Federal como instituição fundamental para o fortalecimento da democracia e da segurança pública. “Prestigiar esse momento é reafirmar nosso apoio às instituições que trabalham com seriedade e compromisso pelo bem do Maranhão”, afirmou.

O governador Carlos Brandão também celebrou a posse. “O governo do estado mantém boas relações com todas as instituições e, acima de tudo, com a Polícia Federal. Vim dar as boas-vindas ao novo superintendente e reafirmar minha parceria com o Ministério Público, com quem temos reforçado o armamento e ampliado o número de viaturas no estado e nos municípios”, afirmou.


Em seu discurso, o novo superintendente agradeceu a confiança recebida e reforçou o compromisso com a valorização dos servidores e o fortalecimento da atuação da PF no Maranhão. “Assumo este cargo com o compromisso de cuidar da nossa equipe e atuar de forma humana e eficiente para garantir mais segurança à população”, disse.

A solenidade também contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro; do deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos); do deputado estadual Antônio Pereira (PSB); da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; além de servidores e colaboradores.

Urgente! Vereador Juliano deixa grupo de Julinho Matos



O vereador Juliano  Soares acaba de deixar o grupo do prefeito de São  José de Ribamar, Dr. Julinho Matos.

Segundo inter locutores, dos 21 vereadores apenas 6 permanecem na base de Dr. Julinho. 

Ainda segundo interlocutores, os outros vereadores já  estariam dispostos a desembarcar do grupo e atuar de forma independente no parlamento. 

Nos bastidores da Câmara já se fala numa possível  cassação do mandato de Dr.Julinho .

O único impedimento seria a presidente da Casa, Francimar Jacinto, que segundo fontes, não concorda com o afastamento de Julinho do cargo.

Quinto juizado Cível oferece formação para alunos do EJA



A formação é gratuita, e será realizada nos dias 12, 20 e 28 de agosto


Estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA da rede municipal de São Luís serão beneficiados pela sexta edição do curso “Agente de Inclusão Cidadania Digital”, de formação de mediadores de ferramentas digitais de acesso aos serviços judiciários.

A formação é gratuita, e será realizada pelo 5º Juizado Cível de São Luís nos dias 12, 20 e 28 de agosto de 2025, das 19h às 21h30min, na Casa da Justiça, situada no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Itaqui-Bacanga.

Em sua sexta edição, a formação será oferecida para 25 alunos do EJA, durante três dias de aulas no período noturno, para não comprometer o horário de trabalho dos participantes.

QUESTÕES DE DIREITO

Durante a formação, os alunos terão oportunidade de receber esclarecimentos básicos sobre questões de direito que mais afetam as pessoas e as comunidades e conhecerão o leque de ferramentas digitais que facilitem o acesso e uso desses direitos pela população, gratuitamente.

As ferramentas incluem o registro de reclamações em Juizados Especiais (Atermação); Agendamento de Audiência de Conciliação; Balcão Virtual; consulta processual; pedido de Medida Protetiva de Urgência; Telejudiciário e comunicação com a Ouvidoria.

O curso também reserva um momento para a apresentação da Linguagem Simples, modelo de comunicação que coloca o público em primeiro lugar na elaboração de documentos e decisões judiciais, de modo a transmitir a informação de maneira clara, direta e compreensível ao público leigo em Direito.

SERVIÇOS DIGITAIS

Segundo o juiz coordenador do projeto, juiz Alexandre Abreu, titular do 5º Juizado Cível, essa formação tem permitido a expansão dos serviços digitais gratuitos mantidos pelo Poder Judiciário do Maranhão para as diversas comunidades da área do Itaqui-Bacanga.

“O projeto de formação também tem resultado na ampliação das garantias de cidadania das pessoas, abrindo uma reposição social e de trabalho para os formados”, informou o juiz.

Paula da Pindoba vai com Júlio Filho


A ex-prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, do PCdoB, já avisou seus aliados que em 2026 vai apoiar Júlio Filho para deputado estadual.

Segundo interlocutores, Paula também já convocou para a próxima semana uma reunião com seu grupo para a presentar Júlio Filho e oficializar seu apoio.

Justiça obriga Imesc a realizar concurso público


Uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís, levou a Justiça a condenar o Estado do Maranhão e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) a realizarem concurso público para a autarquia estadual.

Na sentença, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, foi determinado prazo de um ano para a realização do concurso. Em até 90 dias, o Estado do Maranhão e o Imesc deverão apresentar o cronograma de realização do certame. Em caso de descumprimento de qualquer dos itens da decisão, foi estabelecida multa diária de R$ 1 mil.

As investigações do Ministério Público do Maranhão apontaram que a estrutura do Imesc conta com 67 cargos em comissão e 30 cargos efetivos, criados em 2011. No entanto, os cargos efetivos estão todos vagos, já que nunca houve um concurso público para o seu preenchimento. De acordo com informações do próprio Imesc, três servidores efetivos que atuam no instituto foram redistribuídos de outros órgãos do Estado.

Na Ação do MPMA, o promotor de justiça João Leonardo Sousa Pires Leal aponta que essa desproporcionalidade vai de encontro à previsão constitucional de que o concurso público é a regra para acesso aos cargos públicos, sendo os cargos em comissão exceções destinadas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins observa que “a situação do Imesc, com quadro de 67 servidores comissionados e nenhum servidor efetivo concursado, evidencia o preenchimento de vagas para atividades técnicas e operacionais por meio de cargos em comissão, o que representa uma burla à exigência constitucional”.

Câmara aprova afastamento de Natércio Santos


A Câmara Municipal de São José de Ribamar aprovou nessa terça-feira (5) o pedido de afastamento do vice-prefeito Natércio Santos.

Segundo interlocutores, Natércio vai passar por exames e se submeter a uma cirurgia em um hospital de São Paulo dentro dos próximos dias.


Esta é a segunda vez, apenas este ano, que Natércio se afasta para tratamento de saúde em São Paulo.