Vereador Geovane Abreu participa de solenidade de assinatura da ordem de serviço de ampliação da Ma - 204


O vereador Geovane Abreu, do União Brasil, participou nessa quinta-feira (8) da solenidade de assinatura da ordem de serviço de ampliação da MA-204.

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador do Estado, Carlos Brandão.

A intervenção vai ampliar e requalificar o trecho entre o Viaduto Neiva Moreira e a Beira Rio, em Paço do Lumiar.

A obra corresponde à quarta etapa da Avenida Metropolitana, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que prevê a criação de um novo anel viário na Grande São Luís.

MPMA deflagra Operação Pavimentum contra esquema de fraudes em contratos de asfalto em Imperatriz



O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MPMA), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 6, a Operação Pavimentum, que apura a atuação de um cartel responsável por fraudar licitações de pavimentação asfáltica no município de Imperatriz.

A ação cumpre 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís. As diligências ocorrem nas cidades maranhenses de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís e, também, no município de Barras, no Piauí. O Gaeco do Ministério Público do Piauí também apoia os trabalhos.

A investigação teve início na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, com apoio do Gaeco, e aponta que empresas atuavam em conluio para vencer licitações fraudulentas junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz. Segundo o MPMA, os contratos investigados — popularmente conhecidos como “tapa-buracos” — somam R$ 85,5 milhões.

Laudos técnicos apontam diversas irregularidades nas obras, como deformações no asfalto e uso incorreto de serviços de terraplanagem, em desacordo com as normas exigidas.

Por decisão judicial, foi determinado o bloqueio de R$ 23 milhões em bens e ativos financeiros dos investigados — pessoas físicas e jurídicas — valor correspondente ao dano já identificado ao erário.

A operação mobilizou promotores dos núcleos do Gaeco em São Luís, Imperatriz e Timon, além de membros das Promotorias de Justiça de Açailândia, João Lisboa, Lago da Pedra, Viana e São Luís. As Polícias Civil e Militar do Maranhão também atuaram nas diligências, assim como a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) do MPMA, que garantiu a segurança da operação.

O material apreendido será analisado e utilizado para subsidiar o oferecimento de Denúncia Criminal contra os envolvidos no esquema.

O Geovane pediu e o Fred atendeu


O prefeito Fred Campos (PSB) já iniciou a reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Itapera Maioba.


A solicitação partiu do vereador Geovane Abreu, do União Brasil.


Segundo os moradores, há mais de 10 anos a UBS não passa por uma reforma.


Hoje tem Romaria do Trabalhador




A Romaria do Trabalhador começa às 15h30 desta quinta-feira (1°), no bairro São Raimundo, na área Itaqui-Bacanga.

A Romaria vai passar pelos bairros Anjo da Guarda e Avenida dos Portugueses.

Essa é a 32ª edição da Romaria a ser realizada na área Itaqui-Bacanga.

O tema deste ano é: "Cuidar da casa comum, esperançar com fé e ação".

O encerramento será na Praça 1° de Maio, na Vila Embratel.

O senador será Dr. Hilton Gonçalo



Dr. Hilton Gonçalo será o candidato do Mobiliza ao Senado Federal em 2026.

Segundo  interlocutores, a  decisão foi tomada pela direção estadual do partido e respaldada pela direção nacional.

Dr. Hilton Gonçalo é médico e foi prefeito do município de Santa Rita por quatro mandatos.

A tolerância é zero



O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, já avisou a seus aliados que a tolerância com o crime, em sua gestão, será zero.

Fred tem se empenhado para prender e punir quem se aventura no mundo do crime contra o município de Paço do Lumiar.

No início do mês, Fred denunciou ao delegado, titular da delegacia do Maiobão, um homem flagrado pichando o muro de um colégio na sede do municipio.

Ele também foi o responsável direto pela apreensão do caminhão, da prisão do motorista e seus auxiliares flagrados despejando lixo na Vila do Povo.

Um sistema de monitoramento e prevenção ao crime, segundo aliados, será implementado por Fred Campos no município.

Quem por ventura vier a se apropriar de forma indevida de recursos públicos será preso e punido na forma da lei.

Fred não quer que sua gestão seja marcada por denúncias de uso indevido de recursos públicos.

Justiça julga improcedente ação de danos morais por falha em sistema de banco



Atraso no processamento de pagamento de fatura não é motivo para indenização por danos morais. Este foi o entendimento da Justiça, em ação que tramitou no 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís. 

A sentença foi assinada pelo juiz Licar Pereira e foi resultado de ação movida por um homem, tendo como parte demandada o banco eletrônico Pic Pay.

Na ação o autor relatou que possui contrato de prestação de serviços bancários junto à requerida e que em fevereiro de 2025 quitou o total da fatura desse mesmo mês. Contudo, na fatura de março, houve a cobrança repetida do valor já pago em fevereiro, caracterizando uma cobrança indevida. A Justiça promoveu uma audiência de conciliação, mas as partes não chegaram a um acordo.

INSTABILIDADE DO SISTEMA

Em contestação, a instituição demandada pediu pela improcedência dos pedidos, tendo demonstrado que houve uma instabilidade sistêmica que impactou na atualização do status de visualização do pagamento das faturas, que retornava ao cliente como se estivesse em atraso. Além disso, os documentos apresentados evidenciam que não houve cobrança em duplicidade da dívida paga em fevereiro de 2025 nas faturas subsequentes.

“Nesse sentido, entendo que o autor também não comprovou os supostos danos morais, posto que o simples atraso no processamento do pagamento da fatura em debate, por si só não é motivo capaz de gerar indenização, tampouco possui os pressupostos para sua configuração, sendo caracterizado como mero aborrecimento e entrave ordinário do dia a dia”, destacou o juiz na sentença.

Para o Judiciário, não há responsabilidade civil sem a comprovação da existência de um dano a um bem jurídico, sendo imprescindível a prova real e concreta dessa lesão. “Deveras, para que haja pagamento da indenização pretendida, é necessário comprovar a ocorrência de um dano patrimonial ou moral, fundados não na índole dos direitos subjetivos afetados, mas nos efeitos da lesão jurídica”, observou, para, sem seguida, decidir pela improcedência dos pedidos do autor.

Natércio não será o candidato de Julinho



Pode perder quem apostar que o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho Matos (Podemos), vai lançar seu vice, Natércio Santos, do  União Brasil, a prefeito em 2028.


Segundo  interlocutores, Dr. Julinho vai investir na candidatura da vereadora  Francimar Jacintho (PL), atual presidente da Câmara de Vereadores do município.


Ainda segundo interlocutores, Francimar já conta com o apoio declarado da maioria dos vereadores.


Ela também conta com o apoio de Julio Filho, filho de Dr. Julinho Matos.



Julio Filho, de acordo com fontes, é o principal articulador da candidatura de Francimar à prefeitura. 


Ele também já demonstrou interesse em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão no próximo ano.


Natércio e Dr. Julinho não foram mais vistos juntos em eventos públicos e as relações políticas estariam cortadas