'Todos por São Luís' mobiliza moradores da Cidade Olímpica e incentiva empreendedorismo

As oficinas do 'Todos por São Luís', coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, possibilitam renda para as famílias
O programa 'Todos por São Luís' tem a culminância da 57ª edição neste sábado (24), a partir das 8h, na Cidade Olímpica com realização de diversas atividades e atendimento ao público por órgãos da estrutura da Prefeitura São Luís.

Durante esta semana oficinas foram oferecidas para as populações da Cidade Olímpica e bairros vizinhos que serão contemplados indiretamente pelo programa, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda.

Em todas as edições o programa leva às comunidades sua caravana itinerante de serviços essenciais à população. Entre as atividades, o poder público municipal oferece através do programa oficinas e cursos diversos, palestras educativas, consultas médicas, imunização, atendimento nutricional, atividades culturais, recreativas, esportivas, artísticas, entre outras.

Será a segunda vez que a Cidade Olímpica recebe o programa institucional da Prefeitura de São Luís que aproxima os serviços essenciais do poder público das populações e oferece um leque de oportunidades de formação profissional para empreendedores, por meio de oficinas, cursos e palestras.

 A grade de capacitações é desenhada a partir das demandas apresentadas pelas entidades como associações e centros comunitários.

"O Todos por São Luís se destaca por levar para as comunidades uma gama de serviços nas mais diversas áreas e por aproximar o poder público da comunidade e, dessa forma, atender melhor as demandas e os anseios da população", enfatizou Camila Holanda.

As sugestões de oficinas são apresentadas pelas comunidades contempladas nas semanas que antecedem a realização do programa no local. Fechada a programação, as entidades se responsabilizam pela inscrição e mobilização dos participantes das capacitações, todas sem custo nenhum para o participante.

Além do material utilizado, a Prefeitura disponibiliza profissionais para ministrarem as aulas, conforme programação previamente aprovada em reuniões abertas.

PARTICIPAÇÃO

Nesta semana, na Associação dos Moradores da Cidade Olímpica, onde será centralizada a maioria das atividades na conclusão de mais esta etapa do 'Todos por São Luís', 65 pessoas participaram de três oficinas de pano de prato, doces, informática e doces e salgados.

Esta última foi concluída nesta quinta-feira (22) com participação de mais de 30 pessoas.

Entre segunda e quinta-feira, jovens e pessoas da terceira idade estiveram participando, no mesmo local, da oficina ministrada na associação de moradores do bairro por técnicos da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit).

"Nesta segunda vez que recebemos o programa 'Todos por São Luís', o público está muito mais interessado. A informática era uma das grandes demandas que tivemos atendidas", destaca a presidente da Associação de Moradores da Cidade Olímpica, Quênia Pinheiro.

Além de atender às novas demandas, as oficinas do 'Todos por São Luís' gera expectativas entre as donas de casas que buscam alguma renda extra. Um exemplo é a de comidas típicas maranhenses, promovida pelas técnicas Letícia Bogéa e Valéria Nascimento, da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), na qual as participantes vislumbram a possibilidade de ampliar o horizonte de negócios durante o período junino.

"Recebemos 27 inscrições, sendo que quase a totalidade eram mulheres que estão se preparando para ocupar seus espaços com garantia de lucro nos arraias da comunidade durante o período junino", adianta Wellington Batalha, presidente da Associação de Moradores do bairro José Reinaldo Tavares, região da Cidade Olímpica, que também será atendido pelo programa.

Segundo Batalha, algumas das participantes das oficinas montam seus próprios negócios em frente às suas casas, garantindo alguma renda extra para a família.

Assim, o programa cumpre uma de suas propostas, que é a de dar às pessoas uma oportunidade de ganho financeiro e qualidade de vida.

MOBILIZAÇÃO

Pela segunda vez, a líder comunitária Tatiana Lopes atua como mobilizadora das comunidades da região da Cidade Olímpica para garantir participação nas oficinas.

Moradora do bairro há 10 anos, Tatiana acredita que o programa tem contribuído para transformar a realidade de muitas pessoas, principalmente da população feminina.

"Estamos concluindo a oficina de panificação. Esta será a mais concorrida. Mas antes disso oferecemos as de origami, de bombons caseiros e outras", explica.

Como voluntária, Tatiana Lopes busca locais apropriados para atender a população de maneira adequada. Para isso conta com colaboração das associações de moradores, igrejas, escolas da rede municipal e estadual.

"Acho que é um aprendizado para todos. As pessoas têm perspectivas de ganho e transformação das suas vidas. As oficinas de bombons caseiros, por exemplo, será uma preparação para que as pessoas tenham chance de ganhar uma renda extra durante a Páscoa", pontua a líder comunitária.

Nenhum comentário: