Gestão do prefeito Edivaldo implanta novo procedimento cirúrgico na rede municipal

A cirurgia tem suporte do vídeo e o procedimento é indicado principalmente para pacientes com hérnia de disco
Um procedimento inédito na rede municipal de saúde passa a ser oferecido pela Prefeitura de São Luís no Hospital da Mulher. A primeira cirurgia endoscópica de coluna foi realizada nesta terça-feira (6), na unidade de saúde referência em neurocirurgia.

A partir de agora, o procedimento - antes realizado apenas na rede particular e no Hospital Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão - vai beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que usam a rede do município.

Esse tipo de procedimento foi realizado poucas vezes na rede privada e pela primeira vez no Maranhão acontece na rede pública municipal. A cirurgia é executada com o suporte do vídeo e o procedimento é indicado principalmente para pacientes com hérnia de disco, que entre outros sintomas pode provocar dor aguda e dormência.

A técnica, de mínima invasão, possui, entre as vantagens, um tempo menor de recuperação em relação à cirurgia tradicional.

Para o prefeito Edivaldo, a oferta do novo procedimento em hospital municipal acompanha as melhorias que vêm sendo implementadas pela Prefeitura de São Luís na área da Saúde.

"Priorizamos a saúde desde o início da nossa gestão e trabalhamos para, cada vez mais, aprimorar os nossos serviços e, assim, favorecer a população. Com o nosso esforço e os investimentos já realizados, muitos avanços já foram conquistados, especialmente na área da saúde, com a oferta de serviços como esse", destacou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou o início do procedimento e ressaltou o empenho da gestão do prefeito Edivaldo para oferecer o melhor para a população e o ganho para a saúde municipal.

"O prefeito tem olhado de forma especial para a população, sobretudo para aqueles que dependem dos serviços públicos. Esse esforço tem nos feito dar grandes passos na área da saúde, com investimentos em procedimentos como esse e outros serviços que beneficiam a população", disse o secretário.

O neurocirurgião Diogo Aboud reforçou os benefícios do procedimento para o paciente. "É uma cirurgia muito menos invasiva e apresenta vantagens para o paciente principalmente no período pós-operatório. É um avanço, pois, com esse procedimento sendo realizado na rede municipal de saúde, ampliamos a oferta do serviço à população e conseguimos, assim, atender um maior número de pessoas que precisam", afirmou.

HOSPITAL DA MULHER

A cirurgia endoscópica de coluna é mais um serviço que comprova os avanços que vêm sendo realizados na saúde municipal. No Hospital da Mulher, por exemplo, as melhorias são significativas.

Além de reformas estruturais que possibilitaram a reativação da unidade de saúde logo no primeiro ano de gestão do prefeito Edivaldo, a qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher resultou no reconhecimento, pela Câmara Federal, da unidade como Hospital Amigo da Mulher.

Além disso, desde 2016 o hospital é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia.

A habilitação confirma que o Ministério da Saúde reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde pública de qualidade.


Nenhum comentário: