Prefeito Edivaldo entrega mais duas escolas reformadas e climatizadas na zona rural de São Luís

O prefeito Edivaldo entregou, nesta quarta-feira (28), duas Unidades de Educação Básica do Núcleo Rural. Tratam-se das escolas Zuleide Andrade, de Ensino Fundamental, e Joaquim Pinto, de Educação Infantil.

Completamente reformadas e climatizadas, as unidades também contam com total acessibilidade, garantindo a inclusão dos estudantes com deficiência.

As obras de intervenção realizadas nas duas unidades compreendem a parte elétrica e hidráulica, toda a cobertura (com troca de telhas e retelhamento, e troca do madeiramento e do forro), pisos, revestimento da cozinha e banheiros, troca de portas, janelas e grades e pintura externa e interna.

"São mais duas unidades totalmente requalificadas e com salas de aula com ar-condicionado que estamos entregando, garantindo, assim às nossas crianças e jovens ambientes mais adequados ao estudo. Gradativamente, estamos reformando todas as escolas municipais, o que demonstra o compromisso desta gestão com um ensino mais qualificado, na garantia de melhores condições de trabalho aos professores e um futuro mais promissor aos jovens estudantes", destacou o prefeito Edivaldo, sobre o amplo programa educacional desenvolvido pela Prefeitura.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, pontuou a importância da entrega das novas escolas. "Seguimos cumprindo a determinação do prefeito Edivaldo, de garantir para as crianças e professores um ambiente de qualidade, que influencia diretamente no aprendizado dos estudantes", destaca o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

A gestora da U.E.B. Zuleide Andrade, Lindinalva Sousa, confirma a importância da requalificação. "A escola está muito bonita, as crianças estão felizes, elas demonstram a felicidade de estar em um espaço renovado e climatizado", pontuou.

Para a gestora da escola Joaquim Pinto, Jeanne Jarims, a reforma foi muito importante. Ela destaca ainda o olhar sensível do prefeito Edivaldo para a educação municipal. "Não tenho palavras para descrever o sentimento de gratidão, pela sensibilidade do olhar do prefeito para a zona rural, sou grata por ele proporcionar uma escola de verdade e acolhedora para as crianças", diz.

Na ocasião, a estudante do 4º ano da U.E.B. Zuleide Andrade, Alice Pestana Silva, representou os alunos da escola e apresentou uma paródia da música "Faz Um Milagre Em Mim", de Regis Danese, mostrando a importância da educação na vida deles.

REQUALIFICAÇÃO



Ambas as escolas estão localizadas na Estrada do Maracujá - uma ao lado da outra - no Km 08 da BR-135, no bairro Maracanã. Elas passam a contar com ambientes mais adequados ao aprendizado, com salas de aula mais iluminadas, banheiros adaptados e toda uma estrutura física mais favorável ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

Na parte elétrica foi feita a troca de todo o cabeamento, das lâmpadas, ventiladores, interruptores, tomadas e foi feita ainda a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula, diretoria e sala de professores.

ESTRUTURA

A escola Joaquim Pinto possui quatro salas de aula, cozinha com depósito e banheiros masculino e feminino. A unidade atende anualmente cerca de 200 crianças nos turnos matutino e vespertino.

A infraestrutura da U.E.B. Zuleide Andrade conta com 11 salas de aula, mais uma sala de recursos, sala de professores, secretaria e diretoria, três banheiros masculinos e três femininos, sendo um adaptado, quadra esportiva, cantina e pátio coberto.

Com aproximadamente 670 estudantes nos três turnos, a escola realiza anualmente uma grande gincana cultural, no mês de outubro, que envolve toda a comunidade escolar.

O tema da gincana é sempre atual e este ano professores e estudantes vão tratar sobre a conservação do meio ambiente.

PROGRAMA EDUCAR MAIS

As escolas Zuleide Andrade e Joaquim Pinto são mais duas unidades da rede municipal contempladas pelo programa "Educar Mais", macropolítica de Educação da Prefeitura de São Luís, executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para garantir mais qualidade ao ensino e melhores condições de trabalho aos educadores, tendo também como pilares a aprendizagem, o monitoramento, a formação continuada, a modernização da gestão e a infraestrutura.


Nenhum comentário: