Prefeitura divulga São João em ação que começou no trem da Vale e prossegue em cidades do Pará


Boi Brilho da Ilha tornou a viagem entre São Luís e Parauapebas animada e agradável


Nesta quinta-feira (3), a viagem de trem de São Luís para Parauabebas, no Pará, foi animada pelo ritmo do bumba meu boi. A ação integra o conjunto de estratégias que estão sendo desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), para ampliar a divulgação das festas juninas da capital, que atraem para a cidade turistas de todo o Brasil e até de outros lugares do mundo.

A festa aconteceu no vagão social do trem da Vale e chamou a atenção de passageiros. A divulgação prossegue em outras ações que serão realizadas nas cidades de Parauabebas e Marabá, para a promoção do destino São Luís.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, acompanhou a comitiva no trem da Vale. "O turismo é uma área muito dinâmica, por isso precisamos inovar nas estratégias. Com o incentivo do prefeito Edivaldo, estamos ampliando o alcance de nossas ações e divulgando São Luís de uma forma diferente", disse a titular da Setur, que pontuou, ainda, que as pesquisas indicam que o São João em São Luís tem atraído cada vez mais os paraenses.


O aposentado e compositor Guilherme Lopes,
79 anos, se divertiu durante a ação
A atração recepcionou quem chegava à estação ferroviária para embarque. A apresentação do grupo de bumba meu boi Encanto da Ilha já indicava que a viagem seria diferente. O aposentado e compositor Guilherme Lopes, 79 anos, aprovou a ação. 


"Que surpresa maravilhosa. Não existe outra festa mais bonita que o São João. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, pois a festa está muito bonita", contou o aposentado enquanto dançava e se divertia ao lado dos brincantes antes do embarque.

Já no vagão social do trem da Vale, as apresentações do bumba meu boi Encanto da Ilha transformaram o percurso dos que embarcaram na viagem pela estrada de ferro Carajás.

Além das apresentações, foram realizadas oficinas de bordado, ritmos e sotaques do bumba meu boi e pintura artística.

Os passageiros tiveram oportunidade de, além de passar o tempo, conhecer mais sobre a cultura e as festas juninas. Durante a oficina de ritmos, por exemplo, o grupo Encanto da Ilha falou aos passageiros sobre os mais diversos sotaques do bumba meu boi do Maranhão como zabumba, orquestra, pandeirão, matraca, costa de mão e baixada. Na oficina, passageiros receberam matracas e puderam participar da apresentação do grupo.

Índia ajuda passageiras durante oficina de bordados no trem da vale 
A ação possibilitou que pessoas como a empresária de Goiânia (GO) Delma Gomes, 54 anos, conhecesse o São João de São Luís. "Eu não conhecia o São João e nunca tinha participado de uma festa assim. Ainda não tinha vindo em São Luís, mas já quero voltar e ver mais. Estou amando a minha viagem e tudo isso aqui. Vou levar essa alegria comigo para a minha cidade", disse Delma Gomes, que aproveitou para participar da oficina de bordado.

Quem também participou das oficinas foi a autônoma Elza Silva, 35 anos, que também aprovou a ação. "É muito bom porque as horas passam e a gente nem percebe. Assim, a viagem fica até menos cansativa. Moro em Tucuruí, no Pará, e faço esse trajeto frequentemente, posso garantir que essa é uma viagem bem diferente", destacou.

DIVULGAÇÃO NO PARÁ

Pesquisas da Secretaria Municipal de Turismo indicam que o Pará é o segundo estado do Brasil que mais envia turistas para São Luís. Considerando a estatística, a estratégia de divulgação do São João no Pará inclui ações na sexta-feira (4), no Partage Shopping, em Parauapebas, e no sábado (5), no Shopping Pátio Marabá. 

No domingo (6), a ação acontece novamente no trem da Vale, no percurso entre Marabá e São Luís.

Nenhum comentário: