Prefeitura realiza blitz de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semcas) e através do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), realiza nesta sexta-feira (18) cinco blitz simultâneas, das 7h às 9h da manhã, em pontos estratégicos da capital, sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O tema trabalhado esse ano pela Prefeitura é "Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Faça bonito!". O objetivo da ação é mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

As blitz de conscientização estarão acontecendo em locais como Terminal Rodoviário de São Luis, Terminal de Integração do São Cristóvão, rotatória do São Francisco, semáforos da Avenida São Luis Rei de França (ao lado e em frente ao Posto Natureza) e Avenida dos Portugueses (em frente à Unidade Mista do Itaqui-Bacanga).

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes existe desde o ano 2000, quando houve o bárbaro assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, vítima de extrema violência e abuso sexual, em Vitória, no Espírito Santo.

É importante lembrar também que o Estado dispõe de perícia técnica especializada para o atendimento às vítimas, no Centro de Proteção à Criança e ao Adolescente, na Praça Maria Aragão. Lá, também há uma delegacia especializada que recebe denúncias e relatos de abuso sexual.

Nenhum comentário: