Escutec: disputa polarizada e 2º turno entre Roseana Sarney e Flávio Dino

Pesquisa Escutec

De O Estado Do Maranhão

A primeira pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado para análise de cenário das eleições 2018, mostrou disputa polarizada e cenário de provável segundo turno entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão” e Roseana Sarney (MDB), da coligação “O Maranhão quer Mais”.

No cenário estimulado do levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07603/2018, Flávio Dino aparece na liderança com 42% das intenções de votos. Roseana aparece em seguida, com 36% da preferência do eleitorado e apenas 6 pontos percentuais de desvantagem, sem levar em consideração a margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos.

O senador Roberto Rocha (PSDB), candidato da coligação “Coragem e União para fazer o Maranhão melhor” tem 6% das intenções de votos e Maura Jorge (PSL), da coligação “Renovação de Verdade” é a quarta colocada na pesquisa com 5% das intenções de votos.

Ramon Zapata, do PSTU aparece no levantamento com 1% da preferência do eleitorado e Odívio Neto (PSOL), da coligação “Vamos sem medo de mudar o Maranhão” com 0%.

Outros 6% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 4% não souberam ou não responderam aos questionários.

Espontâneo – No cenário espontâneo, que é desenhado quando não há apresentação de nomes de candidatos ao eleitorado, Flávio Dino aparece com 23%. Roseana é a segunda colocada, com 16% da preferência do eleitorado, seguida por Roberto Rocha, com 1% e Maura Jorge, com 1%. Ramon Zapata e Odívio Neto não pontuaram e ficaram com 0%, cada.

O eleitorado que afirmou não votar em nenhum candidato ao Governo foi de 1%. Não souberam ou não responderam, outros 58%.

A pesquisa Escutec/O Estado também analisou a rejeição dos candidatos ao Governo do Maranhão. Roseana aparece com 34%. Flávio Dino tem rejeição de 29%. Roberto Rocha aparece com 14%, seguido por Ramon Zapata, 5%; Maura Jorge, 4% e Odívio Neto, 2%. Apontaram nenhum deles, 3% e não souberam ou não responderam, 9%.
Saiba Mais

A pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado [ MA-07603/2018] foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto e ouviu 2 mil eleitores em mais de 80 municípios. O levantamento tem filtragem de 100% dos questionários aplicados e possui intervalo de confiança de 95%. A margem de erro máxima é de 2.19% para mais ou para menos.

Senado: Lobão e Sarney Filho empatados na disputa

Sarney Filho, Lobão e Roseana
A pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado também analisou a disputa eleitoral para o Senado da República. No cenário estimulado há registro de empate técnico entre os candidatos Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV).

Lobão, que busca a reeleição de mandato, aparece na frente com 31% das intenções de votos. Sarney Filho é o segundo colocado com 28%. O empate técnico fica caracterizado quando leva-se em consideração a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Terceira colocada na pesquisa, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) tem 21% da preferência do eleitorado maranhense.

O também deputado federal, José Reinaldo Tavares (PSDB) é o quarto colocado, com 12%. Ele é seguido pelo deputado Weverton Rocha (PDT), que aparece com 10% das intenções de votos.

Alexandre Almeida, que é deputado estadual pelo PSDB, tem 4% do eleitorado pesquisado. Ele é seguido por Iêgo Brunno (PSOL), com 1%; Saulo Arcangeli (PSTU), com 2%; Saulo Pinto (PSOL), com 1%; Preta Lu (PSTU), com 1% e Samoel Campelo (PSL), com 0%.

Afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, 44% dos entrevistados. Outros 45% não souberam ou não responderam ao levantamento.

Nenhum comentário: