Vereador Fernando Muniz assume presidência da Câmara e realiza sessão solene



Quem foi à Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar na manhã desta sexta-feira (8) presenciou bate-boca e troca de insultos entre vereadores. Um grupo aliado do vereador Marinho do Paço tentou mas não conseguiu impedir que o vereador Fernando Muniz assumisse a presidência e realizasse a sessão de abertura dos trabalhos da nova legislatura.

O grupo alegou que mesmo a Justiça tendo anulado a eleição realizada pelo vereador Marinho não deixou claro na sentença quem deve assumir a presidência da casa. Eles afirmam que recorreram da decisão e a corte não teria se manifestado ainda sobre o recurso.

Vereadores ligados a Muniz contestam a versão do grupo e afirmam que tanto a corte estadual quanto a federal já se manifestaram sobre o caso. Eles exibiram copias de decisões do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) validando a eleição de Fernando Muniz e de uma decisão do ministro Dias Toffoli (STF) datada do dia 31 de janeiro e publicada no Diário de Justiça Eletrônico nessa quinta-feira (7) que rejeita o recurso interposto por Marinho pedindo a cassação da decisão que anulou sua eleição.

Para os vereadores, existem decisões judiciais suficientes que asseguram a Fernando Muniz o direito de assumir a presidência da Câmara. O que existe, segundo eles, é uma tentativa dos integrantes da chapa liderada por Marinho do Paço de procrastinar e tumultuar o processo.  

De acordo com um vereador, que prefere o anonimato por medo de represália, a disputa pela presidência da Câmara se acirrou depois que a eleição foi judicializada.

Na última sexta-feira (1) os vereadores Miau Oliveira e Wagner Sousa trocaram tapas e pontapés. Na manhã de hoje (9) quando chegaram à Câmara os vereadores encontraram a porta que dá acesso ao plenário fechada.

Só depois da chegada de um chaveiro os vereadores puderam entrar e realizar a sessão.

A Polícia Militar permaneceu na Câmara durante toda a sessão para garantir a segurança dos vereadores, funcionários e de quem estava na galeria.  

Nenhum comentário: