Consumo Consciente e Descarte Adequado de Resíduos ajudam o meio ambiente

 



Os meses em que parte da população adotou medidas de isolamento para conter o crescimento do contágio pelo novo Coronavírus acabaram servindo para reforçar a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. Isso porque as boas práticas de higiene e, principalmente, a mudança de hábitos se tornaram fundamentais para ajudar a conter a pandemia.

Dentro de casa, a água é a grande responsável por garantir a higienização adequada das pessoas, dos objetos e do ambiente. A prevenção ao novo Coronavírus tem feito com que as pessoas se tornem mais conscientes com a higiene. No entanto, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, alerta que é fundamental promover a economia de água por meio do consumo consciente, usando somente o necessário, sem desperdiçar.


Para lavar frequentemente as mãos, por exemplo, não é necessário ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão. E para higienizar bem os alimentos e embalagens, basta uma solução de uma 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água, após a lavagem dos itens com água e sabão neutro. A recomendação é deixar o alimento de molho por 10 minutos.

Mesmo com as ações de flexibilização, boa parte da população ainda permanece sem sair de casa, o que exige cuidados de higiene redobrados e atividades domésticas mais intensas. Porém, além de evitar o desperdício de água, a é preciso também redobrar os cuidados com o descarte de alimentos, lixo ou outros resíduos indevidos.

“Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? Ou o papel higiênico que foi descartado pelo vaso sanitário? E ainda o óleo de cozinha, que em vez de ser reaproveitado, foi lançado no ralo? Todos estes resíduos, em algum momento, podem ter sido – erroneamente – destinados para a rede de esgoto e causaram o entupimento das ligações ou das redes, extravasamento das tubulações e até retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis”, alerta José Mario Ribeiro, Diretor da BRK Ambiental no Maranhão.

“No ano passado, mais de 1000 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas do esgoto apenas nos dois municípios em que atuamos. Essas atitudes conscientes precisam ser continuamente reforçadas e devem promover uma mudança de comportamento em todos nós, para o bem coletivo e do meio ambiente”, reforça José Mario.


Nenhum comentário: