Tribunal promove Live nesta sexta para apresentação de novo sistema de controle





O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio de sua Escola Superior de Controle Externo (Escex), realiza transmissão ao vivo nesta sexta-feira (16), às 10h00, para apresentação do Sistema de Informações para Controle (Sinc). Veiculado pelo canal da Escex no Youtube, o evento será apresentado pelos secretários de Fiscalização, Fábio Alex Melo, e de Tecnologia e Inovação, Renan Oliveira. A abertura contará com a participação do presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago.

O público-alvo são os fiscalizados, servidores do órgão, especialmente da áre de fiscalização, e sociedade em geral.

Na avaliação do secretário de Tecnologia e Inovação do TCE, Renan Oliveira, a entrada em atividade do sistema traz grandes vantagens para a atividade de controle, cada vez mais ancorada no uso de sistemas informatizados. “A principal delas é a contribuição para uma padronização nacional, ao adotar os códigos das Fontes de Receita estabelecidos pelo Anexo II da Portaria STN nº 642, destaca.

Além disso, lembra o secretário, o Sinc também permite a leitura dos dados encaminhados pelos arquivos de remessa, de forma que o remetente pode conferir como o Tribunal recebeu os dados encaminhados.

Como vantagens adicionais, o Sinc também permitirá ao TCE identificar as ações governamentais voltadas ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU e ainda as despesas com o enfrentamento da Covid-19.

O secretário de Fiscalização, Fábio Alex Melo destaca a necessidade da participação massiva dos auditores do Tribunal na transmissão. “É fundamental que eles se apropriem dessa nova metodologia de controle, que terá forte impacto nos trabalhos de auditoria e fiscalização”, lembra.

Clique AQUI para assistir



Nenhum comentário: