Paço do Lumiar - Prefeita Paula Azevedo não valoriza Tutores e Cuidadoras





Tutoras e Cuidadoras que atuam em escolas da Rede Municipal de Paço do Lumiar fizeram na manhã desta terça-feira (26), manifestação em frente a Secretaria de Educação, na Avenida 13 do Maiobão, para cobrar da secretária de Educação, Monique Saulnier, melhores condições de trabalho e a valorização da categoria.

O número de Cuidadoras e Cuidadores contratados pela prefeitura é insuficiente para atender a demanda de alunos que necessitam de atendimento especializado em Paço do Lumiar.

Dos 10 Tutoras e Cuidadoras aprovados em seletivo realizado recentemente pela prefeitura, apenas três assumiram os cargos. A carga horária exaustiva e o baixo salário oferecido pelo município, segundo fontes, foram os responsáveis pela desistência dos profissionais.

Para uma servidora, além de acarretar problema no aprendizado dos alunos, a falta desses profissionais, sobrecarrega os poucos que estão em atividade nas escolas.

“Tem escolas do município que as cuidadoras e Tutoras atendem oito alunos, quando no máximo podem ficar com dois alunos”, afirmou. _

Segundo a categoria, a jornada de trabalho imposta pela prefeitura de Paço do Lumiar é de 8 horas diárias e 40 horas semanais, com salário líquido de R$ 1.320,00

Ademais, os funcionário estão há três anos sem ter aumento.

AInda segundo a categoria, o Estatuto de Regime Jurídico, de 21 de outubro de 1993, em vigência, determina em seu Artigo 190, que a “Jornada de trabalho dos servidores é de 30 (trinta) horas semanais, devendo os horários ser definido em regulamento”.

De acordo com os profissionais, a Lei municipal N° 281/2002, aprovada em 12 de dezembro de 2002, também prevê em seu Artigo 41, que “Os ocupantes dos cargos integrantes dos grupos ocupacionais de nível superior, técnico nível médio (...), cumprirão jornada de trabalho de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, salvo negociação coletiva”.

Para uma cuidadora, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, não valoriza a categoria, que garante a Educação Inclusiva nas escolas do município.

“É inadmissível que profissionais de grande relevância como nós, sejam desvalorizados e tratados dessa forma pela prefeita de Paço do Lumiar.

Somos nós que garantimos a Educação inclusiva nas escolas, permanecemos com os alunos dentro de sala de aula durante todo o período de aula, garantimos a segurança física, acessibilidade, ajudamos em sua alimentação, locomoção e idas ao banheiro”, afirmou a servidora.

Um comentário:

Maya disse...

Lamentável, só quem trabalha na área sabe o quanto é difícil e o quanto exige qualificação p/ trabalhar com alunos com especificidade. 1.300 não sustenta mais nem um solteiro, imagine uma mãe de família.