Diferente do que à oposição tenta alardear, a relação entre o governador Carlos Brandão (PSB) e a prefeita de Paço do Lumiar Paula Azevedo (PCdoB) continua muito bem obrigada. Repetindo o feito do último dia 12, quando foi anunciada a construção de uma praça de alimentação no Maiobão, prevista para ser entregue em setembro do ano em curso, nesta quinta-feira (20), uma nova reunião ratificou a parceria entre os Executivos estadual e municipal.
Desta vez o encontro contou com a presença da prefeita Paula e do secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão- o delegado Maurício Martins. Na pauta do encontro, a implantação de uma rede de serviço, como Casa da Mulher e Delegacia especializada para atender vítimas de violência e, principalmente, coibir o abuso contra a mulher.
“Precisamos buscar o máximo de parcerias para combater toda forma de violência, seja ela física, psicológica, ou outra qualquer", ressaltou a gestora,dirigindo uma palavra direta e específica também às mulheres presentes na reunião: "A causa de uma é de todas nós, por isso, não podemos nos calar, e temos mesmo que cobrar dos órgãos competentes mais ações para a nossa cidade", disse.
O secretário Maurício Martins lembrou que no primeiro semestre de 2023 houve uma redução no número de feminicídios de 44% em todo o Maranhão em relação ao mesmo período do ano passado. E, apesar da redução, muito ainda precisa ser feito.
“Pretendo promover mais ações para combater a violência contra a mulher, pois precisamos avançar nessa causa que é tão nobre e importante para toda a sociedade. A nossa meta é trabalhar para zerar esses números", assinalou.
Além da Casa da Mulher e da delegacia, o vídeo monitoramento de algumas áreas de maior circulação de pessoas dentro do município,
a exemplo das praças, também foi pleiteado pelos mais de 30 representantes da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município.
Também participaram do ato que aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura, a secretária de Direitos Humanos Hélica Silva; o major Paulo, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar; a delegada do Maiobão, Maria Eunice; as presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paço do Lumiar, Kátia Neves; além de representantes do Conselho Tutelar, do Pacto pela Paz, da Patrulha Maria Penha, da Defensoria Pública de Paço do Lumiar, da UPA Maiobão, do Socorrão II, da Maternidade, e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES), de Educação (SEMED) e de Saúde (SEMUS).
PROVIDÊNCIAS
Em sua fala, o secretário Maurício Martins afirmou que vai estudar os pleitos formulados, levando a demanda ao governador. Ele falou, ainda, do desejo de ampliar o vídeo monitoramento em todo o Estado, inclusive em Paço do Lumiar; além de colocar uma delegada específica para tratar dos casos de violência contra a mulher.
"Vamos unir forças e trabalhar juntos para trazer essas conquistas para dentro do município", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário