Meio Ambiente autua BRK por lançamento inadequado de esgoto





A Prefeitura de Paço do Lumiar, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap), está empenhada na ação para combater o descarte ilegal de esgoto nos afluentes da região. Essa iniciativa tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente e a preservação da saúde pública no município.

A Semap notificou nesta semana a BRK Ambiental após análises feitas nas quatro estações de tratamento e esgoto da Companhia. Desde o ano passado, a pasta vem monitorando reclamações de moradores sobre a BRK Ambiental.

Segundo relatos de populares, em certos horários do dia, a empresa ambiental estaria lançando esgoto in natura nos rios da Região Metropolitana. Dando sequência aos trabalhos de apuração das denúncias, o órgão municipal solicitou apoio à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) para analisar amostras do esgoto tratado nas quatro ETEs da BRK (Primavera, Mercês, Turu e Paraty), com propósito de verificar a eficiência do tratamento.

Duas ETEs foram reprovadas, pois deixaram de atender a condicionante 2.2.2, Portaria SEMA n° 79/2013, que dispõe sobre percentual mínimo aceitável para a eficiência de tratamento em ETE a ser lançado em manancial ou outra forma de disposição final. De acordo com o laudo da Sema, as ETEs do Turu e Paraty não estavam nos parâmetros exigidos pelo órgão.

As autuações foram emitidas, devido a infrações que violam as normas da Sema. Foi solicitado ainda da BRK Ambiental relatório de manutenção das ETEs.

A Semap reforça que não medirá esforços para garantir a conformidade e proteção do meio ambiente. "A fiscalização atuante é fundamental para coibir práticas inadequadas e garantir que a empresa opere de maneira responsável e sustentável em nossa cidade. Nós, na Semap, estamos comprometidos em fazer cumprir a lei e assegurar o respeito as regulamentações ambientais", afirmou Alberlúcia Mendes, titular da pasta.

Nenhum comentário: