Prefeitura de São Luís realiza nesta quinta segundo dia de ações do Bota Fora no Cohatrac

Acontece nesta quinta-feira (26), o segundo dia de atividades do Bota Fora no bairro Cohatrac, com ação de limpeza urbana e fiscalização de borracharias realizada pela Prefeitura de São Luís. Ao todo, mais de 20 mil moradores do bairro serão beneficiados nos dois dias da ação que iniciou nesta quarta-feira (25).

O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegipty e orientar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. A ação é executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

No primeiro dia da atividade, a maioria das borracharias vistoriadas receberam o Selo Legal por estarem de acordo com as normas da Vigilância Epidemiológica e Sanitária. Somente ao longo da Avenida Contorno Norte quatro borracharias foram vistoriadas.

Todas elas receberam o Selo Legal. Uma dessas borracharias é de propriedade de Josiel Pereira Silva. "Eu tomo muito cuidado com o armazenamento dos pneus na minha borracharia para evitar problemas para mim e os moradores e demais comerciantes vizinhos. Trabalhando direitinho todo mundo ganha", comentou.

Nas borracharias onde foram encontrados pneus inservíveis foi feito o recolhimento para que eles recebam a destinação final ambientalmente adequada, evitando que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegipty.

"Estamos intensificando esta ação no período de estiagem para quando começar o período chuvoso, que é quando o mosquito se reproduz, a gente não tenha problemas para a saúde pública", informou o coordenador Municipal de Controle às Arboviroses, Pedro Tavares.

RESÍDUOS VOLUMOSOS

Além da vistoria em borracharias e do recolhimento de pneus sem utilidade, o Bota Fora realiza ainda o recolhimento porta a porta dos chamados resíduos volumosos.

Para isso é necessário que a população coloque nas suas calçadas aqueles resíduos que não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar diário.

Equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana estão circulando pelas ruas do Cohatrac recolhendo eletrodomésticos que não funcionam mais como televisores, ventiladores, geladeiras, móveis velhos, como sofás e colchões, entre outros entulhos.

"Por isso, pedimos à comunidade do Cohatrac que não acumule esse tipo de resíduo volumoso no seu quintal, evitando possíveis danos à saúde pública, e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido pelas equipes de limpeza urbana", destacou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Este ano, a Prefeitura de São Luís irá reforçar suas ações de limpeza no Cohatrac com a construção de um Ecoponto no bairro, localizado na Avenida Joaquim Mochel, onde há pontos de descarte irregular de resíduos sólidos próximo a uma Área de Proteção Ambiental (APA).


Nenhum comentário: