Prefeitura de São Luís realiza plantio de mudas frutíferas em escola da área do Itaqui-Bacanga

A proposta das atividades nas escolas é despertar nas crianças a atenção para a preservação do meio do ambiente
A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), realizou na manhã desta sexta-feira (23) mais uma ação de plantio de mudas frutíferas.

A ação contemplou a comunidade escolar da Unidade de Educação Básica Luiz Augusto Monier Alves, localizada na Gancharia, área do Itaqui-Bacanga. A ação faz parte das atividades do eixo Jardim da Minha Escola, do Programa "São Luis, Cidade Jardim", desenvolvido pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo.

Madrinha do programa, a primeira-dama, Camila Holanda, destaca que a ação torna a escola mais agradável e aprazível para as crianças. "É uma alegria poder contribuir para que essas crianças desenvolvam um olhar de cuidado e carinho com o meio ambiente", disse Camila Holanda.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, a proposta das atividades nas escolas é estimular nas crianças, especialmente nas fases iniciais da educação, o interesse pelo cultivo e despertar nelas a atenção para a preservação do meio do ambiente.

"Estamos semeando boas ideias e, com isso, estimulando o aprendizado para o plantio, a preservação e, sobretudo, o cuidado com o meio ambiente. Desta forma, entendemos que teremos adultos muito mais conscientes e responsáveis", disse o presidente.

Na escola, a equipe do Impur, em uma ação cooperada e envolvendo as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou o plantio de 50 mudas frutíferas.

O processo de plantio conta com assistência técnica que é feita pela equipe técnica do Impur em visitas sistemáticas às escolas que recebem o projeto. A estudante Larissa, 5 anos, disse que ficou empolgada e feliz com o novo apredizado. "Agora eu já sei como plantar uma árvore", disse sorrindo a pequena estudante.

Entre as mudas frutíferas disponibilizadas para plantio, estão a acerola, pitanga, jambo, caju, manga e abil. "O objetivo é fazer com que os alunos cultivem e depois possam consumir algo que produziram", finaliza o presidente do Impur, Luiz Borralho.

JARDIM DA MINHA ESCOLA

O Jardim na Minha Escola é um dos eixos do macroprograma paisagístico "São Luís, Cidade Jardim", criado pelo prefeito Edivaldo em 2014. A ação envolve alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e durante as atividades os estudantes aprendem técnicas de manejo, plantio, podas, adubações, limpezas e irrigações.

Em 2018, a meta é plantar cerca de quatro mil mudas nas escolas municipais.


Nenhum comentário: