Obras de requalificação da Praça Deodoro são iniciadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura


Antigo piso da Praça Deodoro está sendo retirado como parte do projeto de requalificação da área


A Praça Deodoro teve parte do antigo piso retirado, nesta semana, dando prosseguimento às obras de requalificação do Complexo Deodoro, da qual fazem parte o conjunto urbano formado ainda pela Praça Pantheon, as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e a Rua Grande.

Os serviços estão sendo executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e estão inseridos nas ações do PAC Cidades Históricas.

"O Centro da cidade, local de grande importância histórica e também comercial, ganhará um novo ambiente. As obras, fruto dessa parceria entre o Iphan e a Prefeitura, revitalizarão um espaço que é da população, que há tempos aguardava estas melhorias que virão não só no aspecto paisagístico e urbanístico, mas também econômico, com o incremento do comércio e do turismo na área", destacou o prefeito Edivaldo.

De acordo com o projeto, haverá um novo reordenamento do espaço urbano, com fins a priorizar o pedestre e possibilitar a interação social. "Este conjunto urbano tem papel de destaque e importância para o turismo e a economia da cidade. O projeto de requalificação nasceu da importância histórica e do uso e ocupação dessas áreas que são de relevância. Os serviços estão dentro do cronograma previsto", pontuou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, Maurício Itapary.

OBRAS

A etapa na Praça Deodoro segue com a terraplanagem de parte da área, colocação do novo pavimento de concreto e granito; e instalação de mobiliário urbano - bancos e lixeiras.

As ações de manutenção arbórea são executadas pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), que realiza serviços de poda das árvores, plantio e replantio de espécies para favorecer o paisagismo na área.

"A obra da Praça, sem dúvidas, vai transformar um dos principais corredores de nossa cidade, não apenas na mobilidade, mas também no resgate do nosso paisagismo. É uma grande obra que vai fazer todo o diferencial para São Luís", avaliou o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, reforçando que as ações conjuntas da gestão municipal e federal vão revitalizar uma área de grande concentração de turistas e de permanência da população de São Luís.

O estudante Ruanderson Alves, destacou a importância da obra para a população
O estudante Ruanderson Alves, 17 anos, espera que as obras sejam concluídas para aproveitar o novo espaço de interação que será a praça requalificada.

"Vai melhorar. A gente tem exemplos de outros espaços que foram revistos por obras deste porte e ficaram melhores. A população gosta, quem frequenta o Centro da cidade, mais ainda. Para conversar, ter um lazer", ressaltou.

A Praça Deodoro vai ganhar ainda banheiros públicos, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização.

A requalificação do conjunto arquitetônico que inclui a Praça Deodoro tem sua importância histórica, arquitetônica, cultural e social, e deve ser preservada, avalia a universitária Adriana Reis, 22 anos.

"É muito relevante que este espaço seja recuperado, preservado e após, cuidado por todos. A praça é para ser um espaço de contemplação, por ser um patrimônio da cidade e de sua população", reiterou.

As praças Pedro II e da Mãe D´água também recebem obras. A previsão é entregar a obra durante as festividades de aniversário da cidade, em setembro.

Nenhum comentário: