Prefeitura promove tarde de autógrafos e contação de histórias no mês do Livro Infantil





Escritor Wilson Marques participa de tarde de autógrafos em escola municipal estimulando a leitura entre os alunos

Para marcar o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado nesta segunda-feira (2), escolas da rede municipal realizaram diversas atividades lúdicas e brincadeiras voltadas para as crianças. As ações foram desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As contadoras de histórias e o escritor de livros infantis Wilson Marques alegraram os alunos da Educação Infantil da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Martins, no bairro Bom Milagre.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, as atividades lúdicas e recreativas complementam e estimulam o aprendizado, pois valorizam a interação entre pares e aguçam o imaginário infantil.

"É louvável o trabalho que a Coordenação do Livro Didático tem desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo. Cerca de duas mil e quinhentas crianças já receberam o livro autografado das mãos de Wilson Marques", diz Moacir Feitosa.

Segundo ele, até o final deste ano, mais de cinco mil crianças serão alcançadas pelo projeto 'Resgate e valorização dos autores maranhenses', mantido pela Semed.

O escritor Wilson Marques falou da grandiosidade do projeto para a literatura e também para a cultura do Maranhão, já que muitos escritores, inclusive ele, retratam lendas, costumes e lugares comuns de São Luís e do interior do Estado. "Sinto-me honrado em ter sido chamado para fazer parte deste projeto tão bonito e de grande alcance", declara Wilson, que afirma já ter a caminho um novo projeto de literatura para crianças. Ele está escrevendo um livro infantil que retrata o bumba meu boi e um pouco mais da cultura maranhense.

A coordenadora do Livro Infantil, Sinara Coelho Lima Rodrigues, informa que durante todo o mês de abril - mês do Livro Infantil - as contadoras de histórias da Semed estarão em escolas públicas municipais da zona urbana e rural para levar brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças.

Também haverá, no dia 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil), além da contação de histórias, uma tarde de autógrafos com o escritor infantil Márcio Henrique, autor de "O livro e o cometa", na U.E.B. Rio Grande, zona rural de São Luís.

"Este é um projeto único na rede municipal. A proposta é oferecer às crianças um momento de ludicidade, de interação com os autores e seus livros, o que com certeza gera grande aprendizado", assegura a arte educadora.

Além de Márcio Henrique e Wilson Marques, outros escritores serão inseridos este ano no projeto 'Resgate e valorização de autores maranhenses que escrevem para crianças', adianta Sinara Coelho.

INCENTIVO À LEITURA

A gestora da U.E.B. Luís Martins, Célia Araújo, comemora a iniciativa da Prefeitura, que por meio da Coordenação do Livro Didático da Semed, está oferecendo aos estudantes momentos ímpares de socialização e integração. "A escola nunca havia recebido a visita de um escritor. Estamos muito felizes com a iniciativa, pois vem complementar um trabalho diário de incentivo à leitura e escrita que já fazemos na escola", discorre a gestora.

A pequena Ana Vitória Amorim, de cinco anos, do Infantil II, diz que ficou muito feliz de ter tanta gente diferente hoje na sala de aula, inclusive o autor Wilson Marques.

"O livro fala da Aninha levada, da serpente encantada, da professora, do cachorrinho e dos amiguinhos", conta Ana Vitória, mostrando o livro "A menina levada e a serpente encantada", que recebeu autografado.

A professora Edilene Bezerra Silva, do Infantil II, disse que a tarde para ela foi muito significativa, especialmente por ver as crianças tão alegres. "O universo infantil está sendo evidenciado e valorizado, e isto é muito bom", assinala Edilene.

Nenhum comentário: