Alunos do Núcleo de Altas Habilidades durante
apresentação dos projetos
Estudantes do Núcleo de
Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas
Habilidades/Superdotação (NEECAHS), comemoraram nesta quinta-feira (24), o 1º
Scratch Day de São Luís.
O Scratch Day é uma
iniciativa da comunidade tecnológica e educacional de todo o mundo para se
comemorar o aniversário do mascote Scratch. Neste mês de maio várias pessoas ao
redor do mundo apresentaram nos eventos de suas cidades projetos, conhecimentos
e aprenderam novas técnicas, umas com as outras.
O Scratch é software
livre e gratuito desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets
(MIT), experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na
idade escolar e pelo grupo Kids, da Universidade de Califórnia, Los Angeles.
O titular da Secretaria
Municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou que ações como esta fortalecem
o aprendizado dos estudantes. "O Scratch ajuda os jovens a pensarem de
forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar em sintonia com os
outros colegas. No núcleo temos vários talentos e estes eventos evidenciam mais
isto. Nós, educadores, devemos ter sempre um olhar sensível para perceber as
habilidades específicas dos nossos alunos", disse o secretário.
De acordo com a
coordenadora do Núcleo, Sandreliza Mota, a iniciativa de comemorar o Scratch
Day surgiu dos próprios estudantes. "A ação é de suma importância porque
estimula a criatividade com o uso da tecnologia dos estudantes e, construir a
criatividade é a prática de trabalhar a inteligência de forma divertida",
disse a professora.
A gestora da Unidade de
Educação Básica (U.E.B.) Justo Jansen, Soraya de Fátima Nunes Pinheiro, disse
que é boa a participação dos estudantes da unidade escolar. "São 15
estudantes da escola que participam do Núcleo e para eles os momentos e atividades
são muito prazerosos e importantes", pontuou.
FUTUROS PROGRAMADORES
Os estudantes
aprenderam a criar jogos, animações programas interativos através da linguagem
gráfica de programação conhecida como Scratch. O software ainda possibilita a
interação de diferentes áreas do conhecimento, mesclando com diversas
habilidades, talentos e competências, além de desenvolver o raciocínio lógico.
Com a orientação dos
professores do NEECAHS, todos os estudantes da oficina de lógica e matemática
participaram e formaram equipes para apresentar seus trabalhos. Thiago da
Silva, 13 anos, estudante do 8º ano da Unidade de Educação Básica U.E.B.
Bandeira Tribuzzi participou da equipe Feras e apresentou o jogo do labirinto.
"Os interessados
por programação devem estudar e se dedicar pra ser um programador, é muito bom
e não é difícil, o programa pode ser baixado em qualquer computador para quem
quer começar a estudar. A programação vale para tudo na vida, podemos fazer
jogos, sites, robôs, enfim, eu adoro estudar aqui", disse o garoto,
entusiasmado.
Felipe Augusto Reis dos
Santos, 13 anos, estudante da U.E.B. Justo Jansen, é componente da equipe
Scratch e apresentou dois projetos para os convidados.
"O que eu mais
gostei de fazer foi o jogo Espaçonave, a nave fica voando no espaço e precisa
destruir os obstáculos que são os meteoros. Conseguimos terminar e foi muito
divertido fazer", comentou o garoto.
O jogo Snaper Zumbi,
foi construído pela versão II do Scratch e criado pela equipe composta por
Joaci Gabriel Ribeiro dos Santos, 10 anos, Bruno Vinicius Galdez da Silva, 10
anos, Cauã Guilherme Carvalho Pereira, 10 anos, Rayalisson Gustavo de Carvalho
Coqueiro, 10 anos da U.E.B. Carlos Madeira, bairro Anjo da Guarda e pelos
estudantes José Benedito Costa Perdigão, 10 anos e Wesley JauéLouzeiro
Perdigão, 12 anos da U.E.B. Alberto Pinheiro, Centro.
"Nosso jogo é de
fases onde o jogador precisa matar os zumbis que aparecem no meio do caminho.
Ainda não terminamos, mas de início eu gostei da nossa produção, quando
concluir vai ficar bem legal", disse Joaci.
SCRATCH
Um dos grandes
diferenciais do Scratch é seu modelo de programação em blocos, que simplifica
muito o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita,
são de difícil compreensão.
O Scratch pode ser
acessado online pelo site scratch.mit.edu ou
através de download para desenvolver os projetos sem a necessidade de conexão
com a Internet.
Trata-se de uma
ferramenta de programação gratuita e de fácil acesso com uma interface gráfica
que permite a criação de programas e jogos com blocos de montar.
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