Casamento Comunitário com 304 casais movimenta São Bernardo e Santana do Maranhão

 


 

Cerca de mil pessoas assistiram à cerimônia de casamento comunitário com a participação de 304 casais das cidades de São Bernardo e Santana do Maranhão na manhã da última sexta-feira, 29 de julho.

Noivas e noivos foram beneficiados pelo projeto “Casamentos Comunitários”, desenvolvido pelo Poder Judiciário para casais de baixa renda, com o benefício da isenção das taxas cartoriais nos atos necessários para a união junto ao cartório de registro civil. 

A edição local do projeto foi realizada pelo Poder Judiciário, em parceria institucional com a Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único de São Bernardo, na quadra de esportes do campus da UFMA, onde noivos e noivas disseram o "sim" que selou o matrimônio.

Participaram da mesa diretora o prefeito municipal João Igor Carvalho; a secretária municipal de assistência social, Tássila Candeira Carvalho e os vereadores Jailton Spíndola; Débora Portela; João Mãozinha e James Lopes.

A juíza titular da Vara única, Lyanne Pompeu Brasil, presidiu a celebração dos casamentos, que se encerraram ao meio-dia. Dentre os casais beneficiados, a cerimônia reuniu idosos, um deles com 80 anos, e jovens, com 18 anos. Dentre as noivas, duas mulheres oficalizaram a união homoafetiva. 

ORGANIZAÇÃO COLETIVA

As providências para a realização do evento envolveram mais de 60 pessoas na organização dos preparativos, dentre servidores do fórum, do cartório e da prefeitura municipal. Mesas foram instaladas para recepcionar a assinatura dos termos pelos casais, antes do início da celebração.

Ao final da cerimônia, houve sorteio de 24 brindes, como fogão, jogo de panelas e liquidificadores. Os casais também tiveram direito à decoração especial, em branco e amarelo, com mesa bolo, doces, salgados e bem-casados como lembrança do momento que viveram.

A solenidade foi transmitida pela internet, por meio da rede social da Secretaria Municipal de Assistência de São Bernardo, sendo assistida por cerca de mil pessoas, como medida para prevenir a contaminação pela Covid-19.





Nenhum comentário: