Fiscalização de descarte irregular de resíduos é intensificada






Visando intensificar as ações de fiscalização dos descartes irregulares de lixo, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semap) e de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), monitora regularmente alguns pontos estacionários da cidade onde a prática de crime ambiental é infringida. Exemplo disso foi a ação realizada nesta terça-feira (9), em que as equipes identificaram diversos casos de descarte irregular de resíduos nas avenidas 1 e 13 do Maiobão.

No último final de semana, um empresário da cidade cometeu este delito. Na ocasião, um caminhão foi flagrado despejando lixo e entulho em terreno localizado na avenida 2 do La Belle Park. Após a equipe técnica das pastas constatarem a infração e colher provas por meio de vídeos, uma multa foi lavrada com base nos Arts. 14 e 15 da Lei Complementar N° 001, de 12 de agosto de 2013, que dispõe sobre Código de Posturas do Município de Paço do Lumiar. Foi imposta uma multa ao infrator no valor de R$ 1.302,00 (UM MIL TREZENTOS E DOIS REAIS)

A Secretária de Meio Ambiente, Alberlúcia Mendes, destaca os riscos inerentes ao descarte impróprio. "Essa prática pode causar a poluição visual da nossa cidade, proliferação de doenças graves e de animais peçonhentos, a contaminação do solo e do lençol freático. Então, definitivamente, o acúmulo de lixo em locais impróprios gera um grande impacto ambiental, aumentando a poluição das vias e, consequentemente, contribuindo com o risco de enchentes", afirmou a titular da pasta.

Diariamente, Paço do Lumiar sofre com o descarte irregular de resíduos sólidos, em áreas públicas e particulares, canteiros centrais, praças, entre outros. A fim de conter essa situação, a Prefeitura conta com a colaboração da comunidade. "O município a cada dia vem buscando intensificar, visando diminuir os impactos e manter a cidade limpa, que é o que importa pra gente. Vamos unir esforços para garantir um ambiente mais limpo e sustentável para a população local", enfatiza Walburg Neto, secretário da Semiu.

Nenhum comentário: