A ideia é possibilitar que a população de municípios maranhenses tenha um contato mais direto com a cultura popular do Estado.
MARANHÃO - Uma narrativa mítica, encenada de forma lúdica por meio do teatro, dança, música e da animação: este é o espetáculo ‘Maranhão de Encantos’, fruto do Núcleo de Produção Teoria das Artes.
A ideia é possibilitar que a população de municípios maranhenses tenha um contato mais direto com a cultura popular do Estado. A ação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e desembarca, a partir do dia 13 de maio, em seis cidades do Maranhão.
Baseado nos sotaques característicos da nossa cultura popular, o "Maranhão de Encantos" possibilita além de um espetáculo fascinante, oficinas gratuitas de dança popular nas comunidades em que desembarcam às margens da ferrovia Carajás.
Durante hora e meia de apresentação e com músicos que entoam ritmos ao vivo, o público embarca nos trilhos das aventuras dos personagens mitológicos Chico e Catirina, uma obra com linguagem teatral rica em detalhes regionais que transmite valores locais, de maneira envolvente e impactante. O espetáculo é envolvente pelos ritmos dançantes dos sotaques que embalam a cultura popular do Maranhão.
A Caravana começa suas apresentações percorrendo cidades arredores da ferrovia Carajás como Alcântara, seguida de Buriticupu, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Itapecuru e São Luís.
Sobre a companhia
O Núcleo de Produção Teoria das Artes surgiu em 2001 em um contexto escolar, desenvolvendo atividades educacionais e pedagógicas. Em 2007 ampliou suas ações e desde então realiza projetos culturais na área Itaqui Bacanga.
Com o intuito de construir obras de impacto social por meio das artes cênicas, o Teoria das Artes dedica-se à pesquisa e encenação de espetáculos ligados à tradição do teatro popular.
Sobre o itinerário
A ação desembarca em cidades que têm uma relação com a ferrovia Carajás, seja
por receber atuação de forma direta da Vale, ou pela proximidade que elas têm com
os trilhos da empresa.
A escolha leva em consideração além desses pontos mencionados anteriormente, o
fomenta a cultura em lugares poucos visitados por companhias teatrais.
Cronograma
13 de Maio - Oficina de Dança Popular em Açailândia-MA.
14 de Maio - Apresentação Teatral em Alcântara - MA.
15 de Maio - Oficina de Dança Popular em Buriticupu - MA.
16 de Maio - Apresentação Teatral em Buriticupu- MA
17 de Maio - Oficina de Dança Popular em Alto Alegre do Pindaré - MA.
18 de Maio - Apresentação Teatral em Alto Alegre do Pindaré - MA
20 de Maio - Oficina de Dança Popular em Arari - MA.
21 de Maio - Apresentação Teatral em Arari - MA.
22 de Maio - Oficina de Dança Popular em Itapecuru Mirim - MA.
23 de Maio - Apresentação Teatral em Itapecuru Mirim - MA
A definir data em São Luís
Imirante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário