Contadoras de histórias da Prefeitura levam mundo encantado às crianças da U.E.B Evandro Bessa


Equipe da Semed percorre as escolas da rede municipal com cronograma anual

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais uma tarde de contação de histórias para as crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa, Estiva. O projeto acontece ao longo do ano e tem a intenção de valorizar e resgatar histórias infantis que, ao passar dos tempos, estão se perdendo. As contadoras mostraram para as crianças, de forma lúdica, utilizando recursos didáticos, as historinhas "Dona baratinha", "Dona aranha" e "O aniversário da bruxa".

Para a gestora da U.E.B. Evandro Bessa, Valderice Santos, a visita das contadoras na escola é importante, pois além de atrair, aguça o imaginário das crianças.

"Esse trabalho atrai a atenção das crianças e com isso as contadoras conseguem mexer com a imaginação e o lúdico dos alunos. E a vinda delas aqui na escola só fortalece a ideia de fazermos todos os dias atividades de leituras e desenhos com contos infantis, pois é através de tarefas iguais a essas que conseguimos desenvolver os nossos alunos. Sem contar que, com esse tipo de ação, elas estão nos ajudando a otimizar o trabalho na educação infantil", disse a gestora.

A coordenadora pedagógica Maria Elide, fala da alegria em receber a equipe de contação de história da Semed na escola. "Contarmos com as contadoras de história é um prazer. Trabalharmos o lúdico com eles é fundamental, pois é nessa fase que as crianças desenvolvem as suas habilidades, a comunicação, a leitura e a expressão, pois nós observamos que, no momento da contação, eles ficam atentos e muito curiosos para saber o final das historinhas. Nós ficamos felizes em ver o sorriso no rostinho de cada um", relatou.

Com o olhar bem atento, as crianças assistiam admiradas a cada história que estava sendo contada, aprendendo mais sobre cada conto. Carlos Helano, 5 anos, falou da história que ele mais gostou. "Gostei bastante da história da bruxa, porque era o aniversário dela e ela convidou várias pessoas para a festa dela e ainda fez um bolo muito grande, e eu gosto muito de bolo", disse.

David Luís, de 4 anos, do Infantil I, também deu sua opinião. "A história que eu mais gostei foi a do macaco pois ele era muito valente, também gostei das tias, elas são muito legais", disse. Maria Clara dos Santos, 5 anos, relatou que ficou muito feliz com as contadoras na escola. "Gostei muito quando vi as contadoras e fiquei mais alegre ainda quando elas começaram a contar as histórias. Fiquei bastante feliz pois eu gosto de historinhas".

SAIBA MAIS

A agenda da contação de história da Semed acontece ao longo de todo o ano nas escolas da rede municipal e segue um cronograma de visitas fazendo e incentivando rodas de leitura, contação de história e brincadeiras com as crianças. Fazem parte da equipe as contadoras técnicas da Semed, Aila Pedrosa, Rosangela Teixeira, Luciane Cunha e Raissa Borralho.

Nenhum comentário: