Prefeitura fortalece assistência social às crianças com deficiências e suas famílias


Ação promovida pelo Centro-Dia se configura como importante política de inclusão social das crianças com deficiência 

"Ser beneficiada pelo atendimento do Centro-Dia Infantil foi a melhor coisa que nos aconteceu, pois aqui conseguimos ter toda a orientação que necessitamos para saber como cuidar da nossa filha, a lidar com sua deficiência e fazer valer os seus direitos sociais", relata a dona de casa Maria do Rosário Pereira, mãe da pequena Lays Vitória, 2 anos, uma das crianças com microcefalia atendidas pelo Centro-Dia Infantil - Serviço Especializado da Assistência Social para Criança com Deficiência, inaugurado há pouco mais de dois meses pelo prefeito Edivaldo.

A ação, da Prefeitura de São Luís, se configura como uma das mais importantes políticas de inclusão social das crianças com deficiência e de fortalecimento de vínculos familiares, desenvolvidas pelo município, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

A família de Lays Vitória e de outras dezenas de crianças com deficiências, têm encontrado no Centro-Dia Infantil suporte necessário para garantir o acesso dos pequeninos às políticas públicas de assistência social a que têm direito.

O serviço é voltado para o apoio às famílias com crianças com microcefalia e outras deficiências. Trabalha na perspectiva de ampliar a rede de cuidados, atendimentos especializados e organizar ofertas próprias, com vistas, a acessibilidade, inclusão e participação social.

"Estava prestes a desistir de buscar apoio, pois não sabia a quem recorrer nem o que buscar para proporcionar a ela uma vida mais digna. E foi nesse momento de desamparo total que conheci o serviço do Centro-Dia, o que para nós foi um verdadeiro alento, pois a equipe veio em nossa casa, nos apresentou o trabalho da instituição e agora nos acompanha permanentemente. Por meio do Centro-Dia consegui articular as consultas médicas necessárias ao acompanhamento do problema da minha filha; agilizar a documentação para ter acesso ao passe livre no transporte público, entre outros serviços sociais que nem sabia que ela tinha direito", completou Maria do Rosário.

Instituído na gestão do prefeito Edivaldo, o Centro-Dia Infantil vem exatamente com esse viés: proporcionar às famílias o conhecimento sobre o problema.

O equipamento é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando atendimento na área da assistência social, prioritariamente aos pequeninos nascidos com microcefalia e outras deficiências associadas, como o autismo, por exemplo.

O Centro tem capacidade para atender até 150 usuários do serviço, entre crianças e suas famílias. O serviço é fruto de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e o Centro Educacional e Social São José Operário, onde funciona o Centro-Dia Infantil, na Cidade Operária.

Segundo a titular da Semcas, Andréia Lauande, a ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, tem garantido às crianças beneficiárias do serviço e suas famílias a proteção social especial que necessitam, assim como também o suporte necessário nos cuidados que precisam ter com suas crianças acometidas pela microcefalia e outras deficiências.

"São sempre atividades de caráter preventivo no âmbito da assistência social, que venham a suprir uma lacuna que existia com relação ao atendimento social dessas crianças, buscando o fortalecimento de vínculos entre a família e a criança e, ainda, a garantia de seus direitos na sociedade", observou a secretária, acrescentando ainda que São Luís tem cerca de 60 casos registrados de microcefalia.

ESTRUTURA

O Centro-Dia Infantil é dotado de toda estrutura, onde são prestados atendimentos por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composta de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da Assistência Social, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores.

Entre os serviços oferecidos na Casa estão a articulação para facilitar o acesso das crianças aos benefícios socioassistenciais que têm direito, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo; encaminhamentos e facilitação de seu acesso à rede de atendimentos de saúde necessários ao seu acompanhamento; orientações gerais sobre os cuidados que as famílias devem ter com a criança, palestras educativas, entre outros serviços.

São serviços já utilizados pelo pequeno João Davi, 2 anos, e sua família. A mãe do garoto, Lidiane Barbosa Chaves, relata a importância das atividades ofertadas pelo Centro-Dia Infantil.

"Aqui temos atenção especial em todos os aspectos e somos muito gratos por esse espaço tão necessário para acolher as famílias que têm crianças com deficiências como a do meu filho. Quando o João nasceu com microcefalia fui tomada por grandes preocupações e insegurança por não saber como lidar com esse problema. O Centro-Dia Infantil veio em ótima hora, pois nos garante toda a orientação de como cuidar dele e acolhimento de nossas demandas na área da assistência social", disse.

Já a dona de casa Joana de Jesus Martins Rego, mãe de Caroline de Jesus, de 2 anos e meio, também nascida com microcefalia, acabou de ser acolhida pela instituição.

"Eu soube do serviço e resolvi vir buscar informações sobre como participar do projeto. Gostei muito da recepção e do tratamento dispensado a mim e a minha filha, Sem dúvida é um serviço que vai nos ajudar muito a buscar por nossos direitos sociais e garantir a nossos filhos com deficiência uma vida melhor", concluiu ela.

Nenhum comentário: