Escolas da rede municipal de São Luís têm gestão otimizada com novos equipamentos de informática


A gestora Sylvia Ferreira e o secretário escolar Odilon Maia, da U.E.B. Bernardina Spíndola, destacam o avanço com a chegada dos equipamentos à escola

Mais recursos tecnológicos e pedagógicos, maior dinamismo ao processo ensino-aprendizagem, aulas mais qualificadas e agilidade às demandas administrativas são alguns dos aspectos positivos destacados por educadores e servidores beneficiados pelos novos equipamentos de informática entregues pelo prefeito Edivaldo, na semana passada, às escolas da rede municipal de ensino de São Luís.

São 300 notebooks e 200 impressoras disponibilizados às unidades educacionais que já integram o cotidiano administrativo e pedagógico de dezenas de escolas, como parte do trabalho de reestruturação e modernização da educação municipal que vem sendo implementado pela Prefeitura de São Luís desde o início da gestão do prefeito Edivaldo.

Durante a entrega dos equipamentos, realizada no dia 7 deste mês, o prefeito destacou a ação como parte de um conjunto de investimentos para a modernização da gestão escolar e reestruturação da Educação.

"Essa ação integra outros importantes investimentos, como a reforma de escolas, climatização das salas de aula, realização de concurso público e pagamento de piso salarial acima do nacional aos professores, ampliação da oferta de formação continuada aos educadores, entre outros. Oferecer educação de qualidade é, sem dúvida, uma das prioridades da nossa gestão" afirmou Edivaldo.

Os novos equipamentos contribuem como ferramenta pedagógica para a melhoria do ensino nas escolas municipais, além de também serem utilizados para gerar e processar informações do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, nova plataforma on-line de gestão que moderniza, simplifica e facilita o trabalho administrativo.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, reforça a ferramenta como um item facilitador do processo burocrático de gestão escolar, mas com a finalidade principal de que toda a modernização do sistema reflita positivamente no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

Ainda conforme o titular da Semed, os novos equipamentos e o sistema de gestão e controle escolar implantado contribuem para a melhoria do trabalho pedagógico como um todo. Afirma também que o sistema integra um dos cinco pilares do programa Educar Mais, o da Modernização da Gestão.

Para as mudanças na gestão escolar, todas as unidades da rede municipal estão recebendo cabeamento de fibra ótica e os equipamentos de informática.

Nesta primeira etapa, 100 escolas receberam os equipamentos. Para o monitoramento do sistema, a Semed capacitou 471 pessoas, sendo 217 gestores e 254 servidores dos setores administrativos.

MODERNIZAÇÃO

A nova plataforma garante o acompanhamento dos processos de matrícula, boletim e frequência de forma on-line. Será possível, ainda, ter todas as informações dos estudantes da rede, realizar emissão de relatórios da vida escolar dos estudantes, planejar a gestão de vagas, para se obter a previsão de matrículas anuais na rede; garantir a matrícula online em todas as escolas; obter resultados de avaliações, ter dados de frequência escolar dos alunos.

O sistema possibilita ainda ter acesso a registros e alocação de professores e servidores de uma unidade para outra; fazer migração de dados para o sistema educativo; ter controle de serviços especiais executados na rede de ensino; promover a modernização do sistema de lotação no Recursos Humanos; entre outros processos.

Uma das escolas beneficiadas pelos equipamentos é a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, no Centro da capital. A gestora da unidade, Sylvia Ferreira, destaca as melhorias que a ferramenta está proporcionando à gestão escolar, atuando também como instrumento em favor da melhoria do ensino.

"Os equipamentos estão promovendo uma verdadeira revolução no trabalho de nossa escola. Vieram para facilitar nossa vida, exatamente no sentido de desburocratizar os processos administrativos e facilitar a produção de conteúdos a serem ministrados pelos educadores em sala de aula. Atualmente, tudo é realizado de forma virtual e quando não dispúnhamos dos equipamentos muitos documentos tínhamos que imprimir e levar em mãos. Hoje, não precisamos mais nos deslocar e nem executar nada manualmente, porque atendemos às demandas administrativas de forma on-line, com muito mais agilidade e fluidez à movimentação dos processos administrativos na escola. Além disso, nossos professores também dispõem dessa ferramenta para elaboração de seus planejamentos e realização de pesquisas para enriquecer os conteúdos ministrados em sala de aula", observou a diretora Sylvia Ferreira.

A professora Mary Lúcia Bogéa, gestora da U.E.B. Menino Jesus de Praga, no bairro Vinhais, outra escola beneficiada pelos equipamentos, tem pensamento similar.

"É uma ferramenta tecnológica de trabalho que veio para nos auxiliar amplamente na gestão de nossa escola. O processamento de dados importantes à gestão escolar ficou muito mais rápido, tornando a base de informações muito mais precisa. Hoje, por exemplo, já fiz a inserção de dezenas de dados de alunos para ter acesso à carteira de estudante. Antes, esse processo era muito moroso porque não disponibilizávamos de uma ferramenta on-line para concluir o processo, como temos agora. Além do mais, a ferramenta dinamiza ainda mais a parte pedagógica, pois nossos professores hoje têm como elaborar aulas com mais criatividade, produzir slides e enriquecer conteúdos ministrados em sala de aula", observou a gestora.


Mary Lúcia Bogéa, gestora da U.E.B. Menino Jesus de 
Praga e a professora Núbia Regina Santos
Os novos notebooks e impressoras entregues pelo prefeito Edivaldo integram o programa Educar Mais, lançado há cerca de um ano pelo gestor, visando a qualidade do ensino e a melhoria dos indicadores educacionais na capital.


O programa municipal tem foco na aprendizagem, no monitoramento, na formação continuada, na gestão e infraestrutura das unidades. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da Educação.

O Educar Mais inclui em seu método de aplicação a criação de programas para atendimento mais adequado às melhorias da infraestrutura física. Além da informatização e modernização da rede, a iniciativa visa, ainda, a reforma, ampliação e construção de unidades; e a manutenção preventiva e corretiva.

Por meio do programa, a Prefeitura já reformou mais de 120 escolas, melhorando totalmente sua infraestrutura, com colocação, inclusive, de aparelhos de ar-condicionado em todas elas.

Nenhum comentário: