Prefeito Edivaldo reforça infraestrutura no Itaqui-Bacanga com finalização de ponte na Vila Isabel


Ponte vai possibilitar mobilidade no bairro que, há mais de 40 anos, sofria com as dificuldades de acesso

 
A Prefeitura de São Luís está finalizando as obras de construção da nova ponte na Rua do Comércio, na Vila Isabel, região Itaqui-Bacanga. A obra deve ser entregue nos próximos dias pelo prefeito Edivaldo, garantido a melhoraria da mobilidade na área que, há mais de 40 anos, sofria com as dificuldades de acesso ao local.

Nesta terça-feira (29), as equipes concluíram o trabalho de retirada das hastes de madeira usadas para dar sustentação à laje e colunas. Fizeram ainda os últimos arremates nos guarda-corpos para dar início aos serviços de pintura.

A obra está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O titular da pasta, Mádison Leonardo Andrade, destacou os benefícios que a obra vai proporcionar principalmente aos moradores da região, que reivindicavam pelo serviço, devido à precariedade da estrutura antiga, que era de madeira já um tanto envelhecida e deteriorada, representando perigo aos transeuntes.

"Chegamos à etapa final desta importante obra de mobilidade urbana. O prefeito Edivaldo determinou imediata solução para resolver esse problema antigo e facilitar a vida da comunidade local que circula diariamente pela via. Além de melhorar o acesso, que estava muito comprometido, a obra proporciona também mais segurança para carros e pedestres que trafegam sobre a ponte", afirmou Mádison Leonardo.

MOBILIDADE E SEGURANÇA

A ponte construída sobre um córrego na Vila Isabel é mais um investimento da Prefeitura de São Luís para a melhoria da infraestrutura dos bairros da região Itaqui-Bacanga.

A nova ponte possui nove metros em concreto e aço, com cinco metros de largura e 1,05 metros de passagem de pedestre, que também favorecerá a acessibilidade, permitindo o trânsito de pessoas com deficiência.

Além de favorecer a mobilidade, a obra facilitará o acesso de políticas públicas na área da saúde e da segurança, permitindo o acesso de ambulâncias e viaturas.

Manoel Benedito Gomes diz já sentir os efeitos positivos da obra
A população já sente os efeitos positivos da obra. Morador antigo da Vila Isabel, o aposentado Manoel Benedito Gomes, 71 anos, relata os benefícios que a nova ponte já está proporcionando à comunidade.

"Melhorou em todos os aspectos. Agora podemos atravessar para o outro lado com segurança e tranquilidade. Antes, a estrutura antiga nos dava muito medo, principalmente para nós, idosos, que já não temos tanta destreza assim", relatou ele.

O estudante Jean Saraiva Santos, 21 anos, também pontuou os benefícios da nova ponte. "O acesso sobre a ponte é muito utilizado por crianças indo e vindo da escola. A preocupação era constante com nossa segurança, principalmente quando chovia e a estrutura de madeira ficava encharcada. Agora, sim, temos uma ponte decente que nos permite transitar com segurança no local", disse.

Também moradora antiga da Rua do Comércio, via onde foi construída a ponte, a dona de casa Maria José Matos, 58 anos, lembra o quão difícil era transitar sobre a estrutura antiga e enaltece a realização da obra no local.

"Há muitos anos reivindicávamos pela construção de uma nova ponte aqui, o que, enfim, aconteceu. Nós, moradores da comunidade, estamos muito felizes com esse benefício, pois não teremos mais que fazer malabarismo sobre tábuas deterioradas para atravessar para o outro lado da via", observou a dona de casa.

AÇÕES

Na Vila Isabel, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem realizado outras ações de infraestrutura urbana.

Uma delas é a construção de uma galeria de concreto na Rua Senador Pompeu, que possibilitará o escoamento das águas pluviais de um córrego antes existente no local.

O bairro Vila Isabel também já recebeu investimentos com colocação de pavimentação asfáltica, implantação de via Interbairros e melhoria da iluminação pública.

Assim como a nova ponte da Rua do Comércio, a construção da galeria e a pavimentação das ruas também são demandas antigas desta comunidade.

"O bairro é cercado de córregos e mangues. Por isso, as ações realizadas aqui visam melhor estruturar a área para conter a erosão dos terrenos e facilitar o escoamento das águas pluviais", destacou o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

Nenhum comentário: