Prefeitura promove neste sábado (26) Dia D Municipal de Vacinação contra a Gripe


Prefeitura abrirá as salas de vacinação neste sábado (26), das 7h às 12h


Com a aproximação do prazo de encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de São Luís reforça a campanha com a realização, neste sábado (26), do Dia D Municipal contra a Influenza.

A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem como objetivo ampliar o acesso do público-alvo à vacina para garantir a cobertura da meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 209.974 pessoas, na capital maranhense.

As salas de vacina das unidades de saúde estarão abertas das 7h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta que estão sendo feitas várias ações de mobilização. "Desde que a campanha começou temos a vacina disponível em todas as nossas unidades, estamos indo às escolas para vacinar os professores e os agentes de saúde estão fazendo a busca ativa para alcançar toda a população alvo de suas áreas de abrangência. Mesmo assim, a adesão à vacinação em alguns grupos está abaixo do esperado; por isso, vamos abrir todas as salas de vacina das unidades de saúde neste sábado (26), das 7h às 12h", explica o gestor.

Durante o Dia D Municipal será feito um alerta aos pais para conscientizá-los sobre a importância da vacinação da gripe em crianças como o meio de imunização mais eficaz que pode evitar as complicações da doença.

De acordo com dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, se destaca especialmente a baixa procura entre as crianças de seis meses a cinco anos. Para reforçar a vacinação neste público, técnicos da Semus estão realizando durante a semana vacinação em creches.

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra no dia 1º de junho e durante toda a próxima semana a Semus está com uma força tarefa para permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma unidade de saúde consigam receber a dose; por isso, o horário de funcionamento das Unidades Mistas e dos centros de saúde Paulo Ramos, Turu, Cohab, Genésio Rego, Liberdade, Bezerra de Meneses, São Francisco, Djalma Marques, Fabiciana, Janaina, Clodomir Pinheiro e Vila Bacanga será estendido até as 18h.

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina da gripe.

Nenhum comentário: