Lobão diz que foi um dos responsáveis pela aprovação do voto facultativo a partir dos 16 anos



O senador Edison Lobão (MDB) foi recebido com festa e mostrou sua garra e determinação ao lado de Roseana Sarney (MDB) e Sarney Filho (PV), na caminhada e no comício de inauguração do comitê do deputado estadual Roberto Costa, no bairro de Santa Bárbara, em São Luís neste domingo (09).

Em meio a tantos jovens, Lobão relembrou seus feitos na política maranhense e principalmente de repercussão nacional. Inclusive fez parte da aprovação da lei que estabelece o voto facultativo aos jovens a partir dos 16 anos. A sua experiência é de notória importância para quem vai votar pela primeira vez nestas eleições.

“Em 1991 o João Alberto chegou pra mim e disse: Lobão você deve levar com você em suas viagens ao interior, sempre, um jovem. E indicou um jovem. Quem era este jovem que me acompanhava nas viagens? Roberto Costa, um jovem de 17 anos que andava comigo no interior, e agora fazendo jus a vida política, dando voz ao povo em nosso Estado”, relembrou Lobão, ao lado de João Alberto e lideranças locais.

 “Se liga, 16”- Conquista da junvetude nos anos 80

 
Juventude comemora voto facultativo aos 16 anos
“Chegou a nossa vez, voto aos 16!”, gritaram centenas de jovens que lotaram a Assembleia Nacional em 02 de março de 1988, quando pela primeira vez a juventude brasileira conquistou o direito de ir às urnas para escolher seus representantes políticos.
Poder votar foi um sonho dos jovens nos anos 1980. Depois de pressionar a sociedade e parlamentares, articulados em entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Brasileira dos Estudantes (UNE), a conquista veio com uma emenda aprovada pelos deputados constituintes com 355 votos, ante 98 contrários e 38 abstenções.

Após décadas de ditadura militar, a Assembleia Constituinte era formada por parlamentares escolhidos especialmente para criar a nova Constituição Brasileira, esta que vale até hoje, chamada “Constituição Cidadã”. O voto é obrigatório para os adultos a partir de 18 anos e facultativo para cidadãos a partir de 16 anos e acima de 70. 

Dando oportunidade para que os jovens possam participar das decisões políticas, elegendo seus representantes para tomar as decisões apropriadas para o Brasil.

Nenhum comentário: