Prefeitura divulga festejos juninos de São Luís em ação de turismo no Mercado Municipal de São Paulo


Ação realizada ano passado no Mercado Municipal de São Paulo chamou atenção do público do local

O São João de São Luís, considerado uma das maiores festas populares do Brasil, será apresentado de quinta-feira (4) até sábado (6) no Mercado Municipal de São Paulo. A partir das 11h, quem passar pelo local poderá degustar as comidas típicas da capital e se encantar com as cores e ritmos das apresentações culturais que conquistam o público e atraem cada vez mais pessoas durante o mês de junho - mês da efervescência da festa - para o Maranhão.

A ação, da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reforçam as ações de fomento ao turismo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O objetivo destas ações de divulgação é atrair mais turistas para a cidade e, com isto, incrementar a economia da cidade com a geração de emprego e renda.

Esta não é a primeira vez que a gestão do prefeito Edivaldo investe na divulgação das festas juninas de São Luís fora do Estado. Ano passado, uma ação semelhante também ocorreu em São Paulo e em estados como Paraná e Pará. Este ano, a Prefeitura de São Luís iniciou a temporada de divulgação do São João 2019 de São Luís durante o 6º Encontro de Negócio New It, com agentes de viagem do Rio do Janeiro.

Secretária Socorro Araújo
"Seguindo com as ações de fomento ao turismo colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo estamos agora buscando o público de São Paulo. Faremos apresentação do bumba meu boi e da nossa gastronomia para tornar o contato com São Luís maior. É uma excelente oportunidade para apresentar a nossa cultura para milhares de pessoas que visitam diariamente o Mercado Municipal de São Paulo", explica a secretária municipal de Turismo de São Luís, Socorro Araújo.

A secretaria destaca que o turismo em São Luís tem recebido atenção especial do prefeito Edivaldo. "É um momento especial com um belo trabalho organizado ao longo de meses, para que nossa São Luís seja bem apresentada. A gestão do prefeito Edivaldo preza pela divulgação do que nossa capital tem de melhor. Vamos mostrar muitas novidades para apresentar à cidade a São Paulo para que vejam a riqueza cultural que temos".

Nesta ação em São Paulo, personagens célebres da cultura maranhense apresentarão as festas populares locais. Índias e índios do Boi Brilho da Ilha vão fazer apresentações gratuitas durantes os três dias de evento no Mercado Municipal. Além disto, haverá degustação de comidas típicas do período junino maranhense para quem visitar o espaço. Arroz de Cuxá e Guaraná Jesus receberão destaque.

E quem passar pelo Mercadão ainda poderá ganhar um brinde que tem tudo a ver com o Maranhão: uma matraca ou um maracá - instrumentos percussivos populares no São João do Maranhão, personalizados com a marca turística de São Luís. Para isso, basta estar presente, fazer um registro do evento e postar na sua rede social (Facebook, Instagram ou Twitter), utilizando a hashtag #TurismoSãoLuís. É preciso também seguir os nossos perfis oficiais no Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) ou Twitter (@turismosaoluis).

SÃO JOÃO DE ALEGRIA E TRADIÇÃO

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de 'sotaque', que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento altamente popular no Maranhão, e é justamente ela que será oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do 'Turismo São Luís' e postarem fotos nas redes sociais.

O Maranhão também é rico em relação às histórias do período junino. Esse é o caso da lenda do Pai Francisco e da sua esposa, Catirina. Diz a lenda que o escravo Pai Francisco, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor.

Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal. Tudo isso é feito ao som de muita música e de danças que embalam a manifestação, formando um grande teatro a céu aberto.

Nenhum comentário: