Sebrae mostra potencial do artesanato e da gastronomia do Maranhão no Senado Federal





Gil Maranhão

Começa nesta terça-feira (26) e se estenderá até o dia 28 deste mês, no Senado Federal, o ciclo de evento "Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do Desenvolvimento Regional – região Nordeste ”. O evento é uma iniciativa conjunta da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Dirigentes do Sistema Sebrae (Abase).

O objetivo deste ciclo de evento é mostrar a riqueza cultural, gastronômica e o artesanato das cinco regiões do Brasil. Nesta terceira edição, o evento dá destaque ao potencial dos estados nordestinos. Já foram apresentou as riquezas culturais e gastronômicas das regiões Norte e Sudeste.

A programação da edição Nordeste inclui a Mostra Cultural de Artesanato, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima – que será aberta nesta terça, às 15h30; uma audiência pública sobre o potencial turístico do Nordeste na Comissão de Relações Exteriores, dia 28, às 10 horas, presidida pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), idealizadora do ciclo de eventos; e uma Mostra Gastronômica no Restaurante do Senac do Senado.

O Sebrae Maranhão aproveita o evento para mostrar o potencial gastronômico e do artesanato do estado. Na Mostra Cultural de Artesanato, por exemplo, estão expostas peças de artesãos dos municípios de São Luís, Cururupu, Alcântara, Barreirinhas e São João dos Patos, feitas com matérias-primas diversas e tradicionalmente locais como azulejos, cerâmica, fibra de buriti e rendas, além das telas em óleo do artista plástico Fransoufer.

Já a gastronomia maranhense será apresentada pelo Sebra-MA a parlamentares, empresários, profissionais da imprensa e convidados pelo Chef Samuel Mendes Gomes, do Restaurante do Senac-MA.

Lideranças empresariais maranhenses também participam do evento, em Brasília, mobilizados e liderados diretores do Sebrae Maranhão, Albertino Leal e Rachel Jordão, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho.

Nenhum comentário: