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Desenhos serão enviados para compor exposição em
junho, na cidade de Banská Stiavnica, Eslováquia
Escolas da rede
municipal de ensino de São Luís participam da 24º edição do concurso
"Patrimônio Mundial - Uma Visão da Juventude 2018", promovido pela
Prefeitura de Banská Stiavnica, Eslováquia. Por se tratar de cidade reconhecida
pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco) como Patrimônio Mundial da Humanidade, a Prefeitura de São Luís, por
meio da Secretaria Municipal (Semed), está participando do concurso de
criatividade para a juventude com estudantes de escolas da rede municipal
situadas na área do Centro Histórico e bairros adjacentes.
O projeto tem como
objetivo promover a divulgação dos bens patrimoniais locais e a integração
entre as cidades Patrimônio Mundial da Humanidade. Participam do projeto as
Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.)
Alberto Pinheiro; Justo Jansen; Bandeira Tribuzzi; Luís Serra e Maria Rocha.
O concurso está
organizado em três categorias de faixa etária: 9 e 10 anos; 12 e 13 anos; e 15
anos. Os jovens poderão adotar técnicas de desenhos, pinturas, colagens e
gravuras para a confecção de um cartão postal no formato padrão 10x14cm. Os
temas sugeridos para os cartões são: história, cultura, vida cotidiana e o
futuro.
Para o secretário de
Educação, Moacir Feitosa, é fundamental o papel da escola na conscientização e
preservação do patrimônio cultural desde os anos iniciais.
"Estamos
empenhados em construir atores sociais conscientes do patrimônio que é nossa
cidade, no sentido de valorizar e proteger esses bens. É de extrema importância
o conhecimento de uma comunidade sobre seu patrimônio cultural e o concurso
oportuniza uma interação maior, além de levar nossa cultura para outros
países," disse.
NAS ESCOLAS
A estudante da U.E.B.
Justo Jansen, Dayla Gabriele Santos Cardoso, 10 anos, escolheu a Rua Portugal
para apresentar no concurso. "A Rua do Portugal é linda, os casarões são
fantásticos. Eu adorei participar desta atividade porque adoro desenhar, é como
um esporte pra mim", comentou a garota.
João de Deus Silva
Neto, 10 anos, disse entusiasmado que quer muito ganhar o concurso. "Eu
escolhi a Praça Gonçalves Dias porque conheço e acho muito linda. Sempre vou
com minha família nos fins de semana". Já Emanuel de Jesus Matos Silva, 10
anos, disse que o Convento das Mercês é um prédio muito bonito por isso
escolheu para desenhar. "Minha mãe já me levou no Convento, esse dia ficou
marcado e eu escolhi para desenhar".
O projeto vem como um
incentivo para as crianças aprimorarem seus desenhos com a prática e
valorização da de São Luís como Patrimônio Cultural da Humanidade, diz a
professora do 5º ano, Kátia Cristina Abreu Viana.
"As atividades de
arte são umas das preferidas das crianças. E com o olhar dos estudantes o
projeto vai apresentar nossa cidade para o país responsável pelo concurso.
Valorizando nossa cultura e mostrando nossas belezas através dos desenhos das
crianças".
A professora Dija
Santos, da U.E.B. Alberto Pinheiro, desenvolveu o trabalho na escola em duas
etapas: a primeira que ela chamou de bombardeio de idéias, com desenhos livres
sobre a cidade; e a segunda, onde explicou, para uma turma atenta, detalhes da
história de São Luís, dos mirantes, do casario.
"Dos tesouros
pelos quais passamos diariamente e muitas vezes não temos o olhar atento àquela
riqueza. O Centro Histórico é uma inspiração para todos, fazem parte das
memórias muitas vezes incorporadas no costume, no cotidiano nas atividades
diárias, quem sabe semeando aos poucos essas informações, vamos formar
defensores do patrimônio", pontuou.
O estudante Augusto de
Oliveira, da U.E.B. Alberto Pinheiro, escolheu para seu cartão postal a ponte
do São Francisco. "Essa ponte é o local mais bonito da cidade", disse
empolgado já fazendo os primeiros traços no papel.
EXPOSIÇÃO
A exposição
"Patrimônio Mundial - Uma visão da juventude 2018", vai acontecer em
junho de 2018, na cidade de Banská Stiavnica, onde serão premiados os três
melhores trabalhos enviados. O projeto tem papel importante, pois busca a
linguagem artística como instrumento metodológico nas práticas educativas de
reconhecimento, preservação e valorização dos bens patrimoniais de um lugar. Os
participantes terão até o dia 30 de abril para enviar os trabalhos.
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