Programação do Outubro Rosa marca volta do feriadão





Em sintonia com a mobilização mundial que acontece no mês de outubro em torno da conscientização e controle do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado, por meio da Supervisão de Qualidade de Vida – Suvid, dá início nesta quarta-feira (13) a uma programação voltada para servidores, estagiários e terceirizados.

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), algumas restrições tiveram que ser mantidas, suspendendo a participação dos familiares e a realização de palestras, no intuito de evitar aglomerações. “Esperamos que já no próximo ano nossas campanhas possam ser realizadas sem nenhum tipo de limitação”, explica Venina Vale, supervisora de Qualidade de Vida.

A volta do feriadão, na quarta-feira, encontrará disponíveis testes de Glicemia Capilar e Aferição de Pressão Arterial, que poderão ser feitos das 08hàs 13h, na sala da Suvid (anexo do TCE).

O teste de Glicemia Capilar é feito com objetivo de verificar os níveis de açúcar no sangue em determinado momento do dia, e utiliza um aparelho de glicemia que realiza a análise de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. Trata-se de um teste simples mas de grande importância para o controle de uma das áreas essenciais da saúde humana.

Amplamente conhecido e igualmente importante é a aferição da Pressão Arterial, um teste que literalmente salva vidas. A hipertensão é uma das principais causas de AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. A hipertensão pode ser causada por stress, excesso de peso, ingestão excessiva de sal ou de álcool.

A quinta-feira (14) foi reservada para o exame físico das mamas, que precisa ser agendado previamente. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta atualmente as chances de cura para 95% dos casos identificados em estágio inicial. Isso torna o exame indispensável, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Além do exames das mamas, a quinta-feira inclui ainda campanha de vacinação para: Influenza H1N1, Tríplice Viral, Febre Amarela e Hepatite B e DT, fechando a programação.

Nenhum comentário: