ADRA e Igreja Adventista prestam atendimento a vítimas das chuvas em Pernambuco e Alagoas

 

 


 

Temporais já deixaram milhares de pessoas desabrigadas em várias cidades. Há registro de dezenas de mortos e desaparecidos.


Desde sexta-feira, 27, mais de 46 mil chamados de emergência foram registrados pelo telefone 193 em Pernambuco e Alagoas, de acordo com as administrações de estados. As fortes chuvas que atingiram várias cidades do território deixaram milhares de pessoas desabrigadas, além de dezenas de mortos e desaparecidos. Diante da situação, a Igreja Adventista e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) prontamente se mobilizaram para auxiliar as vítimas e as equipes de resgate.

Em várias das cidades atingidas, templos e colégios adventistas se tornaram pontos de arrecadação de alimentos, roupas, kits de higiene, materiais de limpeza, água mineral, camas, colchões e outros itens necessários às vítimas. Algumas dessas dependências também estão servindo de abrigo para pessoas que perderam suas casas. Em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, por exemplo, cerca de 30 pessoas estão alojadas no templo adventista do bairro Marcos Freire.

Atuação da ADRA

No sábado, 28, a ADRA também iniciou o atendimento emergencial nas cidades. O diretor da agência na região Nordeste brasileira, Erinaldo Costa, conta que, desde então, a equipe vem distribuindo marmitas para as famílias desabrigadas e para a equipe de bombeiros e voluntários que trabalham no resgate dos feridos.

Também tem entregado kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e cestas básicas. Enquanto isso, um grupo técnico trabalha num plano de ação para os próximos dias, considerando que a previsão é de um cenário ainda perigoso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre novas chuvas severas, que podem causar mais estragos e aumentar o número de vítimas.

A ADRA também lançou, no domingo, uma campanha nacional de arrecadação de fundos para continuar a assistência. “Contamos com o apoio de nossos parceiros e doadores. Esperamos atender centenas de pessoas nestes dois estados”, declara Fábio Salles, diretor da ADRA no Brasil. Qualquer pessoa pode doar via pix. A chave da conta de destino é o e-mail sos@adra.org.br. Mais informações sobre a campanha e sobre outros projetos da agência estão no site adra.org.br.


Nenhum comentário: