Prefeitura promove bailes de Carnaval para idosos e crianças atendidas em programas sociais

Atendidos por programas sociais do município se divertem em bailes de Carnaval
Idosos e crianças atendidas por programas sociais da Prefeitura de São Luís participam durante esta semana de bailes de Carnaval promovidos pelo poder público municipal.

Nesta quinta-feira (08) os bailes aconteceram na Casa do Bairro e Parque do Bom Menino e reuniu participantes de programas como São Luís Saudável, executado pela Secretaria Municipal de Desposto e Lazer (Semdel) e o 'Vida Ativa', pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de referência da Assistência Social (Cras) dos territórios do João de Deus, Bairro de Fátima, Centro, Coroadinho e Liberdade também foram contemplados com as festividades de Carnaval e participaram do Baile do Erê.

O objetivo da ação foi promover a integração e a socialização, aproveitando o clima carnavalesco para realizar a confraternização.

Na Casa do Bairro, no Desterro, o baile contou com a participação de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Semcas.

Além de atendidos pela casa, a programação contou com a presença de idosos atendidos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do São Francisco e do Maracanã.

A festa no Desterro foi abrilhantada pela Rainha do Carnaval e pelo Rei Momo, escolhidos especialmente para a festa.

"A gente se sente muito feliz aqui. É bom para espairecer, distrair a mente e estar entre amigos. Esse trabalho faz com que eu me sinta viva. Aqui é só festa! Não tem espaço para coisas ruins, só para a alegria e a felicidade", contou Raimunda Medeiros, 63 anos, escolhida como rainha do baile pelo segundo ano consecutivo.

No Parque do Bom Menino, a festa foi animada pela banda do bloco 'As Periguetes'. Ao som de marchinhas de Carnaval e desfilando animação, o bloco percorreu boa parte do parque e chamou atenção de quem passava pelo local ou praticava atividades físicas.

"Foi tudo de bom. Gosto muito de participar dessas atividades, conversar e dançar com as minhas amigas", disse Odete Alves, 75 anos.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, também participou da festa. "Nosso intuito é proporcionar alegria a estes idosos. Este baile de Carnaval superou nossas expectativas e esses idosos mostraram que, mesmo na melhor idade, ainda sabem como se divertirem em uma festa de Carnaval. Queremos poder atingir a todos os idosos do programa São Luís Saudável", destacou o secretário.

VIDA ATIVA E SÃO LUÍS SAUDÁVEL

O programa São Luís Saudável é desenvolvido em núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. A ação objetiva fomentar a prática esportiva entre os idosos.

O projeto contribui ainda para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos. Já o programa 'Vida Ativa' oferece atendimento socioassistencial, atividades físicas, esportivas e recreativas, além de aulas de alfabetização, à pessoa idosa dos diferentes territórios da cidade.

A ação tem como objetivo garantir o envelhecimento saudável.

BAILE DO ERÊ

As atividades do Baile do Erê foram promovidas no Grêmio Duque de Caxias, na Avenida Kennedy pelas Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Cultura (Secult) e teve como tema "Caia na folia sem trabalho infantil".

Na programação, a presença da Corte Momesca de São Luís, o tambor de crioula Arte Nossa, o bloco Organizado Mocidade Independente do Bairro de Fátima e o DJ Márcio David. A festa contou com cerca de 200 crianças. 

A secretária municipal adjunta de Gestão da Semcas, Nazareth Garcêz destaca a importância do Baile do Erê.

"Nós entendemos que é o momento da criançada participar das atividades culturais. Brincando de forma harmoniosa e trabalhando alegria e conscientização, em função da temática do baile", explicou a secretária adjunta.

Marchinhas tradicionais, músicas infantis adaptadas e da cultura maranhense, pintura artística no rosto e brincadeiras com confete e sepertina completaram o clima de festa.

Renan Santos, 12 anos, que participa do SCFV do Cras Liberdade fala da alegria do momento.

"Está muito bom porque todo mundo está se divertindo, dançando, brincando, isso faz parte do Carnaval e eu estou gostando demais", celebrou.


Nenhum comentário: