Governo e Prefeitura abrem programação do 'Natal de Todos' nesta sexta-feira


A abertura da programação natalina em São Luís, nesta sexta-feira (1º), em São Luís, vai iluminar um dos pontos mais bonitos do Centro Histórico da cidade com atrações que prometem encantar ludovicenses e turistas de todas as idades.

O 'Natal de Todos' é uma realização do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís com o apoio cultural da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Para a cerimônia de abertura, em frente ao Palácio dos Leões, às 19h, está previsto um espetáculo de luzes e cores com a chegada do Papai Noel, fogos de artifício, apresentação do espetáculo 'Natalina da Paixão' e projeção de imagens das belezas e cultura do Maranhão cobrindo a fachada do Palácio.

A programação vai acontecer ao longo de todo o mês de dezembro, em vários pontos da cidade, sempre aos fins de semana, com espetáculos teatrais, auto de natal, corais, shows musicais e cantata natalina.

O secretário de estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, convida todos a participarem desse emocionante espetáculo que celebra a paz, a solidariedade e a cultura.

"Esta é a terceira edição do 'Natal de Todos', que já virou tradição na nossa cidade e é aguardado por todos, é um período de encontro com os amigos, com a família e com todos os que fazem a cidade", ressaltou.

ATRAÇÕES EM MAIS ESPAÇOS

A novidade desde ano é a inclusão da programação natalina na Reserva Ambiental do Itapiracó aos sábados, no Espigão Costeiro da Ponta D'areia, no dia 3 de dezembro, e na Praça Maria Firmina, recém-inaugurada pelo Governo do Maranhão, no dia 23 de dezembro.

São lugares que foram recuperados e revitalizados pelo Governo que tem investido na redemocratização dos espaços públicos.

Em frente ao Palácio dos Leões, as atrações serão apresentadas sempre às sextas-feiras, nos dias 1, 8 e 15 de dezembro. Além da programação cultural outro atrativo já tradicional no 'Natal de Todos' é o vídeo mapping na fachada do Palácio dos Leões.

A atração é diária de 1º de dezembro a 1º de janeiro de 2018.

PAPAI NOEL GIGANTE

Na Praça da Lagoa da Jansen, o público vai se surpreender com o boneco do Papai Noel gigante instalado no meio da Praça, um atrativo a mais num dos pontos mais bonitos da cidade.

As atrações na Lagoa acontecem aos sábados, nos dias 2, 9 e 16 de dezembro.

Entre os destaques na Praça da Lagoa a peça teatral 'Pãozinho com Ovo', no dia 16, promete divertir as crianças. O espetáculo é uma adaptação para o público infantil da peça 'Pão com Ovo', da Santa Ignorância Companhia de Artes.

Os personagens representam no palco o sotaque e os hábitos típicos dos maranhenses de forma engraçada e descontraída.

No Parque do Itapiracó, reserva ambiental que foi totalmente urbanizada, as atrações também prometem encantar a todos. Assim como na Praça da Lagoa a programação no Parque acontece nos dias 2, 9 e 16 de dezembro.

FORTE SANTO ANTÔNIO

Neste sábado, 2, a área do entorno do Forte Santo Antônio contará com cerimônia de abertura, fogos, Casa do Papai Noel, e apresentação do Coral Infantil e espetáculo 'Natalina da Paixão'.

O Forte integra o complexo do Espigão da Ponta D'Areia, orla turística da cidade, com vista para a baía de São Marcos.

No dia 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realiza uma grande homenagem ao menino Jesus no Sarau Histórico temático sobre o Natal.

A companhia Tramando Teatro será a responsável por levar à Praça Benedito Leite, às 19h, muita poesia e uma excelente história para que promete encantar o público.

No encerramento do 'Natal de Todos', previsto para o dia 22 de dezembro, vários grupos de canto coral realizam cortejo e apresentação cultural na escadaria da Igreja da Sé, no centro histórico de São Luís.

CIDADE ILUMINADA

Com uma bela decoração cheia de luz e enfeites que simbolizam o período de festa de fim de ano, a Prefeitura de São Luís contribui para potencializar o clima de Natal na capital e valorizar os espaços onde acontecem a programação cultural, dando mais beleza aos monumentos históricos da capital.

Os palácios La Ravardière e Leões, a Lagoa da Jansen, o Espigão Costeiro e o Forte Santo Antônio, são alguns dos locais nos quais foram instalados iluminação decorativa alusiva à data.

"Nosso projeto de decoração natalina realça ainda mais a beleza da cidade produzindo um efeito de alegria e sentimento de confraternização entre os maranhenses e pessoas que nos visitam neste período de celebração cristã. A Prefeitura tem trabalhado para transformar a cidade em um local agradável e contribuindo para que as festas de fim de ano sejam de muita luz e paz", destacou o prefeito Edivaldo.

Ao todo são 36 espaços contemplados pelo projeto de iluminação e decoração natalina elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e executado pela Citelum.

Na escolha dos locais iluminados, a Semosp levou em consideração a relevância histórica dos monumentos e de grande concentração de público. A Prefeitura iluminou praças, rotatórias, pontes São Francisco e Bandeira Tribuzi, elevados da Cohama e do Trabalhador, igrejas da Sé, Nossa Senhora dos Remédios e capela da Ponta d'Areia, entre outras. Espaços públicos nos bairros Camboa, Cohatrac, São Raimundo e João de Deus além de prédios e monumentos históricos e demais pontos turísticos receberam decoração para o Natal.

As praças Gonçalves Dias, Benedito Leite, Pedro II e Nauro Machado, todas no Centro Histórico da cidade, e as praças da Camboa, Deus é Fiel, no São Raimundo e na Praça da Criança, no Itapiracó também estão em clima de Natal.

Outra grande atração do projeto natalino é a árvore de Natal instalada em frente ao La Ravardière. Além dos pontos de microlâmpadas, o projeto inclui 14 adereços com motivos natalinos como estrela, pinheiros e laços.

Nenhum comentário: