Prefeitura de São Luís reforça ações de prevenção de riscos durante o período chuvoso

Uma das ações educativas da realizadas pela Defesa Civil em área de risco
A Prefeitura de São Luís está intensificando a campanha de Prevenção de Riscos e Desastres como forma de reforçar as ações durante o período de chuvas na capital, principalmente em áreas consideradas de risco.

A ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal. Ainda como parte das ações de contingência para o período chuvoso, a Defesa Civil vai intensificar o trabalho durante o período carnavalesco.

Os plantões iniciam a partir desta sexta-feira (9) até a próxima Quarta-Feira de Cinzas (14).

Agentes estarão de plantão para atender às demandas do órgão que chegam através dos telefones. Além disso, uma equipe estará pronta para atuar, a qualquer momento, caso aconteça algum sinistro de grandes proporções.

Os órgãos municipais e estaduais que integram o Plano de Contingência do Município também estão em alerta. Além da Cruz Vermelha, Grupo de Prevenção e Resgate e Legião da Boa Vontade, que atuam de forma voluntária na cidade, integram o plano.

O trabalho educativo também está sendo intensificado. Durante a ação as famílias são orientadas sobre os perigos durante o período chuvoso e quanto à forma de proceder em casos de possíveis deslizamentos.

Entre os materiais educativos distribuídos estão folders, cartilhas voltadas para o público infantil e adesivos com os números da Defesa Civil (3212-8473 ou 153).

ORIENTAÇÃO DIRETA

"As famílias recebem recomendações sobre medidas preventivas que reduzem riscos, como, por exemplo, não colocar lixo na base da encosta, ação simples que preserva a vegetação da área e evita a sedimentação das barreiras, uma das causas dos deslizamentos", alerta a superintendente da Defesa Civil do município, Elitânia Barros.

As ações estão ocorrendo em todas as áreas de risco, simultaneamente. Além do trabalho preventivo para evitar sinistros, a Defesa Civil Municipal intensifica a orientação direta aos moradores, com a finalidade de mostrar a melhor forma de lidar com situações de perigo, quando as chuvas aumentam.

Dois tipos de materiais educativos são distribuídos: o folder e cartilhas voltadas para as crianças que também precisam aprender de uma forma lúdica quais as consequências desses fenômenos e o que fazer durante uma ocorrência.

O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de São Luís vai atuar na segurança da Passarela do Samba, durante o período carnavalesco, com rondas no local. Do dia 9 até o dia 13, todos os dias, o efetivo da Guarda estará reforçando a segurança do local, com rondas em viaturas e motocicletas, onde acontecerá os desfiles dos blocos tradicionais e também, escolas de samba.

Na apuração dos resultados dos desfiles, que acontecerá no Cine Teatro da Cidade, a Guarda Municipal de São Luís contará com um contingente de 14 homens.


Nenhum comentário: