Jovens da Vila Ariri recebem da Prefeitura de São Luís capacitação em informática básica


Alunos puderam ter contato com as ferramentas de informática que darão base para capacitações mais avançadas na área

Jovens da Vila Ariri, área Itaqui-Bacanga, tiveram a oportunidade de conhecer mais o mundo digital no curso de Informática Básica. A capacitação integra as ações da 61ª edição do programa 'Todos por São Luís', iniciativa da Prefeitura, que inclui ainda ações de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania a milhares de pessoas em diversos bairros da capital.

As aulas foram realizadas durante três dias, encerrando na tarde de quinta-feira (26), com a certificação. A culminância do programa ocorre sábado (28), das 8h às 12h, na Rua da Igreja, Vila Ariri. A Prefeitura adquiriu notebooks que vão garantir a ampliação das oficinas de informática a cada edição do 'Todos por São Luís'.

"O Todos por São Luís é um programa importante da Prefeitura por ofertar a população uma gama de serviços e levar para mais próximo das comunidades ações de diversas áreas. É prioridade na gestão do prefeito Edivaldo, pois reflete direto na população, levando conhecimento e qualidade de vida a partir das ações de saúde, educação e qualificação profissional. As oficinas são importantes por proporcionar oportunidade de qualificação para a população", destacou a primeira-dama e coordenadora do programa, Camila Holanda.

Os alunos receberam noções básicas de informática, que darão suporte a capacitações mais avançadas na área. O curso foi ofertado pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). Com os novos conhecimentos, os jovens terão domínio dos procedimentos básicos para uso de computadores e também, acesso a internet.

"Sabemos da importância desse aprendizado para eles, por se tratar de uma comunidade que precisa e que, na maioria dos casos aqui, não têm acesso a computadores, a internet. Esperamos que com este primeiro incentivo, eles possam prosseguir e aprender mais", avalia o instrutor do curso, Wadson Alves Serra.



O estudante Marcos Vinicius da Silva foi um dos alunos do curso
"É muito importante para mim, que sou estudante, preciso, mas não tenho acesso fácil. Gostei, aprendi muitas coisas e queria que tivesse mais", disse o estudante Marcos Vinicius da Silva, 15 anos. Ao final do curso, os alunos receberam certificado de participação.

Para a doméstica Jorlene Coelho Souza, 26 anos, a capacitação é uma oportunidade única. "Quando eu soube procurei fazer a inscrição e gostei de ter participado. Eu não tenho facilidade com computador e aqui aprendi coisas que vão me ajudar mais na frente. Espero que venham mais cursos para nós, porque estarei disponível para aprender", disse.

O 'Todos por São Luís' tem participação das secretarias municipais e apoio de parceiros. Oportuniza para as comunidades atendidas mais de 30 capacitações, serviços e ações diversas como palestras, cursos, oficinas, serviços de saúde e assistência social, exposições, entre outros. Esta edição agrega, além da Vila Ariri, as vilas 7 de Setembro, São Luís, Mauro Fecury I, Mauro Fecury II, Vila Verde e Anjo da Guarda.

APRENDIZADO E CIDADANIA

No 'Todos por São Luís', a população terá acesso a diversos serviços, incluindo ações nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros. Na saúde, atendimentos em especialidades bastante procuradas como pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia.

Ainda, serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, vacinação antirrábica, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades. O público vai poder ainda se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos. Banners sobre doenças como leishmaniose, esquistossomose e malária estão no ciclo de atividades.

Nenhum comentário: