Prefeitura de São Luís encerra Semana do Livro Infantil na Biblioteca Municipal

Com a ação, crianças puderam manter contato com o mundo dos livros e da leitura
Alunos de escolas municipais e da comunidade tiveram a oportunidade de reforçar o aprendizado sobre obras clássicas da literatura nacional e internacional de forma lúdica. Elas participaram da Semana do Livro Infantil, que encerrou nesta sexta-feira (20), pela manhã, com a oficina literária "Confecção da bonequinha Emília", facilitada pela arte-educadora Conceição Fernandes.

O evento foi promovido pela Biblioteca Municipal José Sarney, localizada na Rua do Correio, Bairro de Fátima. A Biblioteca é um equipamento da Prefeitura de São Luís, ligada à Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Foi a primeira vez que alunos do Educandário Ágape, do bairro Jardim América, visitaram a biblioteca. Antes da oficina, eles participaram de contação de histórias e jogos literários.

A oficina literária "Confecção da bonequinha Emília" buscou estimular a criatividade e a imaginação com a proposta de facilitar o entendimento das histórias e a valorização da literatura pelos pequenos.

Além do Educandário Ágape, também foram convidadas as U.E.Bs. Araripina, São Sebastião e Rosário Nina. "O evento já faz parte da rotina da biblioteca e aconteceu em horários alternados para que pudéssemos manter o atendimento à comunidade. Nesta edição, a participação das escolas foi muito boa, com o atendimento de cerca de 200 crianças", destaca a coordenadora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

Sobre a oficina de encerramento, a arte-educadora Conceição Fernandes explicou como foram feitas as bonecas. "As miniaturas da boneca Emília foram feitas com TNT, enchimento de acrilon, cabecinha de boneca, lã para o cabelo e laços, pérolas e renda para decoração. Ao final, distribuímos as bonecas para as crianças".

A pequena Maria Eduarda Monteiro, de 9 anos, cursa o 4º ano do Ensino Fundamental no Educandário Ágape e ficou fascinada com o evento. "Achei incrível o jeito divertido de aprender mais histórias, pois ajuda a desenvolver a leitura. Adoro ler porque consigo levar a imaginação longe", explica.

Maria Eduarda Monteiro, de 9 anos, se encantou com o evento
A Semana do Livro Infantil iniciou na segunda-feira (16), com uma programação variada em homenagem a Hans Christian Andersen, o maior escritor de contos de fadas do mundo, e Monteiro Lobato, autor do clássico da literatura brasileira, 'Sítio do Pica Pau Amarelo'.

O mês de abril apresenta várias datas comemorativas relacionadas à leitura, como o Dia Nacional do Livro Infantil (18), Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil (2), Dia da Biblioteca (9) e Dia Mundial do Livro (23).

Nenhum comentário: