Profissionais de saúde recebem treinamento da Prefeitura para programa de Controle do Tabagismo


Programa Municipal de Controle do Tabagismo é mantido pela Prefeitura em sete postos de saúde            


A Prefeitura de São Luís trabalha no sentido de ampliar e garantir mais qualidade no atendimento a pessoas que desejam parar de fumar. Para isso, está potencializado o trabalho que já é realizado por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

O serviço gratuito é realizado em sete núcleos municipais. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que executa as ações, capacitou profissionais que atuam na atenção básica para torná-los aptos ao atendimento dessas pessoas.

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e agentes de Saúde da Família receberam informações sobre a abordagem e condutas a serem adotadas, incluindo a assistência terapêutica e o atendimento farmacológico.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho explica que a Semus está trabalhando para reforçar o Programa Municipal de Controle do Tabagismo até o fim deste ano.

"A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, considera a ação prioridade na área da saúde porque o tabagismo é fator de risco para várias doenças. Temos como meta estruturar três novos consultórios em unidades básicas de saúde para oferecer novas possibilidades de intervenção no uso do tabaco", disse o secretário.

Atualmente a rede municipal de saúde disponibiliza para a população sete consultórios para tratamento do vício do fumo, onde os pacientes fazem inicialmente uma consulta individual e, posteriormente, são encaminhados para sessões em grupos multiprofissionais.

Profissionais de saúde durante capacitação
Além disto, há o suporte do tratamento farmacológico com distribuição gratuita de medicamentos e adesivos. Os consultórios antitabagismo funcionam por demanda direta e estão situados nos centros de saúde Amar (Vila Fialho), Liberdade, Vila Embratel, Turu, Pirapora, Salomão Fiquene (Cohatrac) e Djalma Marques (Turu).

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza também ações preventivas como a instituição de ambientes livres do tabaco e atividades educativas de sensibilização e conscientização junto à população em geral.

Nenhum comentário: