Programa ‘Saúde para Todos’ chega ao Sol e Mar


Durante a ação na União de Moradores do Sol e Mar foram ofertados diversos serviços na área da Saúde

As ações de saúde preventiva realizadas pelo Saúde para Todos - Consultório Volante, programa executado pela Prefeitura de São Luís, atenderam nesta quinta-feira (12) a comunidade Sol e Mar, mais uma região da cidade a ser contemplada pelos serviços.

O programa é uma iniciativa do prefeito Edivaldo realizado com a finalidade de aproximar os serviços básicos de saúde da população e ampliar a assistência na área da atenção primária no município. As ações no Sol e Mar acontecem até esta sexta-feira (13), na União de Moradores do bairro.

"Cuidar das pessoas é uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo. Por isso, desenvolvemos um cronograma de atividade bastante abrangente para contemplarmos todas as comunidades do município. Nosso objetivo é disponibilizar serviços básicos, mas de extrema importância como medida preventiva à saúde da população e evitar agravos de doenças que possam ser perfeitamente controladas com a atenção necessária do poder público", afirmou o titular da Semus, Lula Fylho.

O Consultório Volante está disponibilizado na carreta itinerante do programa e os estandes da ação foram instalados na Associação de Moradores do bairro.

Nos locais estão sendo ofertados atendimentos médicos de clínica geral, coleta de exames preventivos ginecológicos e laboratoriais, atendimento odontológico, aconselhamento e testes rápidos para detecção de doenças como AIDS, sífilis e hepatites; serviços de enfermagem; imunização contra doenças como tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela; farmácia básica, entre outros serviços.

Ainda durante a ação no bairro Sol e Mar nesta quinta-feira foram realizadas atividades educativas com informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), distribuição de preservativos, prevenção e combate à dengue, entre outros serviços voltados à atenção básica.

CRONOGRAMA

Até o dia 28 deste mês a carreta percorrerá outros bairros da cidade, entre eles estão também o Residencial Luiz Bacelar, Vila Conceição e Ilhinha. O Saúde para Todos - Consultório Volante iniciou suas atividades no mês passado.

Já foram realizadas nove edições do programa, contemplando bairros como Vila Riod, Habitacional Turu, Centro, Vila Conceição e Gancharia.

Uma das características do programa Saúde para Todos é a volta ao bairro onde executou os serviços, para realizar o retorno da ação. Além de ofertar novamente os serviços do programa, o retorno oportuniza a entrega dos exames realizados na edição anterior.

Reclamando de dores nas costas, a dona de casa Tatiana Oliveira da Silva, 39 anos, foi atendida pelo clínico geral, que lhe requisitou novos exames e a orientou a procurar um ortopedista. "Já estou com todas as requisições necessárias, agora vou aproveitar também para fazer todos os testes rápidos. Uma oportunidade como esta, bem pertinho de casa, não podemos perder jamais", relatou ela.


A dona de casa Kátia Regina Reis Ribeiro elogiou a ação e fez diversos exames
A também dona de casa Kátia Regina Reis Ribeiro, 50 anos, compareceu ao local determinada a fazer tudo o que fosse possível. "Já me consultei com o clinico geral, recebi a medicação e vou fazer os testes rápidos. Às vezes temos problemas de saúde que nem sabemos, então é melhor saber logo para tratar a tempo", disse.

Pensamento similar tem a autônoma Maria Irene Barros, 45 anos. "Já estava na hora mesmo de fazer meu preventivo ginecológico. A mulher tem que estar sempre alerta com esses problemas, e ações como esta facilitam a nossa vida que é tão corrida e quase nunca encontramos tempo para cuidar da própria saúde", afirmou ela.

Nenhum comentário: