Prefeitura apresenta São João de São Luís em ação no Mercado Municipal de São Paulo



O São João de São Luís é considerado uma das maiores festas populares do Brasil. E foi para apresentar aos moradores e visitantes da maior cidade do país, São Paulo, que a Prefeitura de São Luís levou ao Mercado Municipal, um dos pontos turísticos mais importantes daquela cidade, as cores, sabores e sons dos festejos juninos da capital.

A ação, que integra a política pública de valorização da cultura ludovicense e de fomento ao turismo implantada na gestão do prefeito Edivaldo, teve início nesta terça-feira (3) e prosseguirá até quinta-feira (5), das 10h30 às 13h.

"É uma ação que segue a orientação do prefeito Edivaldo e de forma muito eficaz atinge muitas pessoas. As nossas pesquisas apontam que São Paulo é o estado que mais envia turistas para a nossa cidade e aqui temos a oportunidade de apresentar toda a nossa riqueza e beleza dos festejos juninos de São Luís", explica a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Ao som do bumba meu boi, tambor de crioula e reggae, os visitantes do Mercadão poderão conhecer personagens célebres da cultura maranhense como as coreiras, cazumbas e pregoeiro. Também Catarina Mina, uma ex-escrava que comprou sua liberdade e se tornou rica em um período que os portugueses dominavam a antiga São Luís, está caracterizada na ação que apresenta ao público a riqueza da Ilha do Amor. A sonoridade local está a cargo do grupo Batuques do Maranhão, que levou no repertório as músicas que embalam o São João de São Luís.

Para o paulista Pedro Alencar, a ação conseguiu atingir o objetivo de deixar todos com vontade de conhecer São Luís. "Tudo que vi aqui hoje é lindo. As músicas são animadas, a comida é diferente e muito saborosa, sem falar nas danças, que chamam a atenção", afirmou.

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de 'sotaque', que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento muito popular no Maranhão, e é justamente ela que é oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do 'Turismo São Luís' e postarem fotos nas redes sociais.

Brenda Figueirêdo é de Minas Gerais e está de férias em São Paulo. Ao passar pelo Mercadão, se surpreendeu com a apresentação. "Lindo! Adorei as cores, a vibração do maranhense. E no São João tem muito mais pessoas se apresentando, deve ser maravilhoso", disse Brenda.

Na ocasião, os turistas puderam ainda conhecer algumas lendas ligadas ao São João, como a história do escravo Pai Francisco que para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal.


Também foram apresentadas as danças típicas como tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa e dança do boiadeiro, por exemplo. E claro que a culinária não poderia ficar de fora e os turistas podem degustar o tradicional arroz de cuxá, o Guaraná Jesus e o suco de bacuri, entre outras guloseimas.


Nenhum comentário: