Prefeitura de São Luís promove atividades educativas no Dia Mundial do Meio Ambiente


Dia do Meio Ambiente reúne crianças em ações promovidas pela Prefeitura no Parque do Bom Menino


No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5), a Prefeitura de São Luís promoveu no Parque do Bom Menino uma série de atividades educativas. Cerca de 600 estudantes participaram da ação, que se estende até sexta-feira (8).

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas estão o plantio consciente de árvores pelo parque, oficinas com materiais recicláveis, jogos educativos e rodas de conversa.

A ação, que segue determinação do prefeito Edivaldo, é organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) com o envolvimento de outros órgãos municipais como o Instituto da Paisagem Urbana (Impur) e as secretaria municipais de Educação (Semed) e Segurança com Cidadania (Semusc).

O resultado da articulação é a realização de uma série de atividades no Parque do Bom Menino em prol do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais.

O presidente do Impur participou da programação na manhã desta terça-feira (5). "No Dia do Meio Ambiente, queremos unir forças, com o intuito de mostrar na prática não apenas para nossas crianças como para toda a família, que precisamos ampliar o nosso olhar em prol de espaços mais verdes e, consequentemente, de um mundo melhor. O plantio consciente e o reaproveitamento de materiais com a reciclagem são atividades que contribuem para isso", disse.

O plantio das mudas está sendo realizado ao longo de toda a semana por crianças da rede municipal de ensino. Entre as espécies, estão sendo plantados ipês do tipo roxo e amarelo, jambo, jacarandá e abil, árvores de porte médio que, com o passar do tempo, substituirão os exemplares que atualmente existem no parque.

Com a atividade, as crianças aprendem a cuidar ainda melhor do meio ambiente. "Temos que cuidar do meio ambiente porque hoje em dia muita gente não cuida, suja o planeta e depois reclama", contou Naysllam Lopes, 10 anos.

"Eu nunca tinha plantado uma árvore antes e achei muito legal. Precisamos cuidar do meio ambiente, não poluir, pois precisamos da água e das árvores para viver", acrescentou Alysson Felipe Marinho, 10 anos.

PROGRAMAÇÃO

Além do plantio consciente de mudas, a programação da Semana do Meio Ambiente no Parque do Bom Menino inclui oficinas de confecção de brinquedos elaborados com materiais recicláveis, atividades com jogos educativos, debates sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.

O coordenador da área de Educação Ambiental da Semmam, Adaías Ataíde, explicou que o objetivo da semana é, por meio de atividades articuladas, sensibilizar a população, especialmente as crianças para a preservação do meio ambiente.

"Nossa proposta é revitalizar ainda mais esse espaço do Parque do Bom Menino, fortalecendo esse contato com o meio ambiente e trabalhando essa questão da educação ambiental com o público que frequenta o local", destacou o coordenador.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado todo dia 5 de junho, desde 1972, por conta da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ideia da data é alertar a população para a importância da preservação dos recursos naturais e para a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a proteção do meio ambiente.

Nenhum comentário: