Prefeito Edivaldo amplia academias ao ar livre com instalação de novos equipamentos na capital



Moradores de mais um bairro da capital são beneficiados com a instalação de academias ao ar livre executada pela Prefeitura de São Luís. Somente este ano já foram instaladas mais de dez academias beneficiando moradores de diferentes regiões da cidade.

A Praça Vereador Raimundo Silva, também conhecida como Praça da Cohama, é um dos espaços públicos da capital que recebe da gestão do prefeito Edivaldo melhorias em sua infraestrutura de lazer e estímulo a práticas de atividades físicas.

O espaço ganhou equipamentos novos de academia ao ar livre e revitalização do aspecto paisagístico em todo o logradouro. A ação visa à requalificação de espaços públicos da cidade, deixando-os mais bonitos e aprazíveis para a população.

"A gestão do prefeito Edivaldo tem executado ações de reestruturação de espaços urbanos para que a população desfrute de áreas públicas mais apropriadas ao lazer, à convivência social e à práticas de atividades físicas, para que possa ter em seu próprio bairro uma vida mais saudável. Por isso temos buscado contemplar todas as áreas da cidade com estes equipamentos públicos, de forma a atender crianças, jovens e idosos ", observou o titular da Semurh, Mádison Leonardo.

O objetivo das academias instaladas pela Prefeitura, por meio das secretarias de Urbanismo e Habitação e de Desporto e Lazer, é contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura adequada a diversas atividades físicas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, ocorrências de colesterol alto, além de problemas osteoarticulares, entre outras.

Moradores da Cohama já comemoraram a realização dos serviços de requalificação na praça e a instalação dos equipamentos de academia da saúde.

"Essa praça agora vai ficar melhor ainda. Eu já fazia exercícios e agora, vou poder me alongar aqui mesmo e fazer minha caminhada. Uma ótima opção para nossa comunidade e que vai fazer com que as pessoas comecem a se exercitar. Gostei muito", disse o empresário Aldenor Batista Gomes, 68 anos, sobre a academia ao ar livre instalada na Praça da Cohama.

A academia integra a política de esporte e lazer desenvolvido pela Prefeitura de São Luís e que se estende a diversos bairros da cidade.

O autônomo Adolfo Melônio, 36 anos, relata os aspectos positivos que a revitalização da área trará à comunidade. "Além criar um espaço propício a atividades físicas para pessoas de todas as idades, é uma forma também de manter a praça ativa, frequentada, evitando a ocupação do espaço de forma inadequada", disse ele.

A aposentada Sônia Almeida, 71 anos, também moradora antiga da Cohama, enaltece a iniciativa. "Considero louvável o trabalho realizado aqui na nossa praça, com a criação desse novo espaço para atividades físicas ao ar livre, principalmente para nós, idosos, que não gostamos muito de frequentar ambientes fechados de academia", relatou a idosa.

PAISAGISMO

Na manhã desta segunda-feira (30), como parte dos serviços de melhoria do aspecto paisagístico e de limpeza da Praça da Cohama, equipes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) realizaram serviços de poda e tratamento das árvores do espaço, contemplando trabalhos de realinhamento dos galhos e desbastes dos arbustos.

Também foram realizadas a supressão de árvores mortas e plantio de mudas de ipês no lugar das que foram retiradas e redesenho do paisagismo feito com arbustos de alfinetes em torno da praça, adubação dos canteiros, entre outros serviços.

"Estamos também fazendo levantamento das principais demandas do espaço para que possamos elaborar um projeto para contemplar a praça com outras melhorias, deixando a área mais completo e, assim, ser melhor aproveitada pelos moradores", frisou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

REVITALIZAÇÃO

Relegadas ao abandono por décadas mais de 30 praças de São Luís foram completamente reformadas e equipadas pela Prefeitura de São Luís e, hoje, se transformaram em espaços de lazer e de convivência social frequentados por famílias inteiras, crianças, jovens e idosos, em diversos bairros da cidade.

Considerado um gargalo da política pública voltada à infraestrutura de lazer e entretenimento dos moradores, a revitalização desses espaços é uma das prioridades de gestão do prefeito Edivaldo.

Nesses locais, as melhorias permitiram o retorno da prática de atividades físicas e esportivas, ações culturais e de lazer, disponibilizando incrementos nunca antes ofertados, como por exemplo, as academias de saúde ao ar livre, parquinhos infantis, quadras esportivas e iluminação adequada às atividades noturnas.

Nenhum comentário: