Prefeitura de São Luís ilumina prédios e espaços públicos em alusão ao Outubro Rosa



A proposta de iluminar os monumentos é executada dentro de um conjunto de outras ações planejadas pela Prefeitura
Em adesão à campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Luís está iluminando prédios e espaços públicos com a cor do mês dedicado ao combate ao câncer de mama e à prevenção do câncer de colo de útero.

A campanha é um movimento de adesão mundial e tem o objetivo de sensibilizar as mulheres para o cuidado com a saúde e para importância dos exames preventivos.

A gestão do prefeito Edivaldo sempre faz o trabalho de iluminação artística em campanhas como essa. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa despertar o interesse da sociedade pelo assunto.

A adesão da Prefeitura de São Luís à campanha do Outubro Rosa vai além da mudança da iluminação nos espaços. A proposta de iluminar os monumentos é executada dentro de um conjunto de outras ações planejadas pelo poder público municipal, especialmente na área da saúde.

A intenção do poder público é, através do trabalho conjunto entre as secretarias, promover ações e serviços que beneficiem a população.

Até o fim do mês, a cor rosa ilumina prédios públicos também considerados pontos turísticos de São Luís como a Casa do Maranhão, o Palácio La Ravardière (sede do Governo Municipal), o Palácio dos Leões (sede Governo do Maranhão), o Hospital da Mulher e o Forte de Santo Antônio, na Ponta d'Areia.

A nova iluminação contempla também outros espaços públicos como a Ponte Bandeira Tribuzi.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, destaca o apoio da gestão do prefeito Edivaldo à campanha. "Essa é uma campanha desenvolvida por todo o mundo e a Prefeitura de São Luís endossa os objetivos do movimento com ações como essa, de sensibilização da sociedade para a importância dos cuidados com a saúde. A iniciativa de iluminar os prédios e espaços públicos já é recorrente da Prefeitura de São Luís", ressaltou o titular da Semosp.

Em 2018, a ação acompanhou campanhas como a do Março Lilás, voltada para a valorização do público feminino; o Abril Verde, campanha que chama a atenção da sociedade para o movimento nacional que alerta para a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais e o setembro amarelo, de prevenção ao suicídio.

Além do Outubro Rosa, a iluminação artística é aguardada também para campanhas como a do Novembro Azul, voltada para a prevenção do câncer de próstata e testículos.

MAIS AÇÕES

No Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, a campanha teve início na última segunda-feira (1º) com uma ação de atendimento com demanda ambulatorial livre a todas as pacientes que buscaram os serviços.

Mulheres que buscaram a unidade de saúde foram recebidas pelas equipes com esclarecimentos sobre a prevenção do câncer de mama e uma programação cultural voltada para o tema.

Foi oferecido, ainda, atendimento ginecológico e com mastologista, além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure, penteados, usos de lenços e turbantes, design de sobrancelhas, entre outras.

A programação do mês se estenderá à rede de saúde do município e sua culminância será na região Itaqui-Bacanga com a realização do dia D, agendado para o dia 20 de outubro, na Unidade de Saúde Clodomir Pinheiro.

Na ocasião serão ofertadas consultas em várias especialidades entre elas, ginecologista, mastologista, clinico geral e dentista. Também serão ofertadas ações de embelezamento, limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelha.

Nenhum comentário: