Gestão do prefeito Edivaldo inicia montagem de estrutura da 13ª Feira do Livro de São Luís



A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior iniciou, neste domingo (6), a montagem da estrutura da 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), no Multicenter Sebrae, Cohafuma. A Feira é o maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão e será realizada de 11 a 20 de outubro.

Em 2019, o tema é "O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo" e vai reunir mais de 100 autores locais e também nomes nacionais. A expectativa é que o evento receba um público superior a 160 mil pessoas, número de visitantes do ano passado.

O secretário municipal de Cultura Marlon Botão, fala sobre a expectativa para o evento. "Estamos com grande expectativa para a realização da 13ª edição da Feira do Livro de São Luís que segue orientação do prefeito Edivaldo. Tudo está andando conforme planejado. Já começamos a montagem da estrutura, com demarcação dos espaços e início da instalação dos stands. A realização da FeliS demonstra um esforço da gestão do prefeito Edivaldo para fomentar a leitura e o acesso ao livro na capital", pontua.

A programação contemplará todas as idades, reunindo cerca de 600 atividades gratuitas e ocorrerá em uma área de 11.500 metros quadrados. Serão mais de 30 ambientes com atividades acontecendo simultaneamente, oferecendo conforto e segurança aos visitantes e expositores. O público terá acesso a 300 editoras distribuídas em 70 estandes de livreiros locais e de todo o Brasil.

Pela segunda vez, a FeliS será realizada no Multicenter Sebrae, endereço de fácil acesso, estrutura física com capacidade para receber grandes eventos, além de contar com amplo estacionamento. Este ano, será utilizado também o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e a FeliS será ampliada para levar programação cultural e espetáculos infantis a hospitais, creches e bibliotecas públicas.

O evento conta com os espaços Auditório Aluísio Azevedo, Auditório FeliS, Café Literário, Casa do Escritor - Lançamentos de Livros, Casa do Professor, Cine FeliS I - Cine Sesc, Cine FeliS II - Mostra Guarnicêzinho, Espaço Criança Semed - I, Espaço Criança Semed - II, Espaço de Autógrafos, Espaço Sesc de Leituras, Espaço Juventude, Espaço Mulher, Espaço Sensorial, Exposição Aluísio Azevedo, Exposição Memórias de Dreyfus Azoubel, Exposição Memórias de Rosa Mochel e Palco Livre FeliS.

MAIS

A 13ª FeliS tem como patrono Aluísio Azevedo e os homenageados serão os também maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento.

A programação conta com 11 nomes nacionais convidados e mais de 100 nomes locais entre artistas, escritores, poetas, mediadores, oficineiros e outros.

Ao longo dos 10 dias de feira ocorrerão oficinas, palestras, debates, rodas de conversas, exposições, contações de histórias, espetáculos, recitais de poesias, sessões de cinema entre outras atividades na sua vasta programação. Cerca de 150 mil livros serão expostos e é esperado um alcance de volume de venda de livros em média de R$ 2 milhões.

Os nomes nacionais que participarão da 13ª FeliS são: Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Lopito Feijó, Cristóvão Tezza, Ninfa Parreira, Sônia Rosa, Carlos Nejar, Milton Marques Júnior, Salgado Maranhão, Sérgio Luís e Renata Barcelos.

Entre as novidades estão o aulão preparatório para o Enem, voltado para estudantes da rede pública; o projeto Remição de Pena pela Leitura, que consiste em proporcionar ao recuperando quitar parte de sua pena através da leitura mensal de uma obra literária, clássica, científica ou filosófica, dentre outras; outra novidade é a participação da Fundação Antonio Jorge Dino que terá um espaço para divulgar suas campanhas de doações para a entidade; por meio do projeto Extensão FeliS serão visitadas instituições que receberão uma programação literária simultânea à programação da feira.

Nenhum comentário: