Prefeitura de São Luís faz a entrega de 21 próteses para pessoas com deficiência

 

 



A Prefeitura de São Luís fez a entrega de 21 próteses para pessoas com deficiência. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (23), no Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), localizado no bairro do Filipinho. A ação integra políticas públicas específicas da gestão do prefeito Eduardo Braide para a inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

A entrega foi feita pelos secretários municipais de Saúde, Joel Nunes, e da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga. Foram entregues órtese suropodalica, colete de compressão torácica, colete milwauker e prótese transfemural.

Entre os beneficiados, está Francisco das Chagas Gomes Lopes, 43 anos, que há 10 anos aguardava uma prótese de sua perna. “Eu estava esperando há 10 anos a minha prótese. Eu estou muito feliz porque agora minha vida vai ficar mais fácil. Vou poder fazer minhas atividades. Quem sabe posso até trabalhar porque hoje eu vivo com o que recebo do meu benefício de prestação continuada”, contou.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que existe todo um planejamento de ações voltadas para garantir o bem-estar das pessoas com deficiência. “A gestão do prefeito Eduardo Braide é muito sensível à causa das pessoas com deficiência e ela é uma das suas prioridades. Existe todo um planejamento para que a gente avance neste trabalho, garantindo o orçamento necessário para a implementação dessas ações, como a entrega de cadeiras de rodas que foram feitas ano passado entre diversas outras iniciativas”, disse. 

Além de São Luís, as próteses também foram recebidas por moradores das cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Timon, Coroatá, Bacabal e Santa Luzia do Tide. Atualmente, São Luís atende a 168 municípios conveniados via Sistema Único de Saúde (SUS) na dispensação de órteses e próteses, dispositivos considerados fundamentais para garantir mais acessibilidade às pessoas com deficiência.

Este trabalho é feito por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da Semus, que funciona em prédio anexo ao CAISI. No local, são feitos mais de 5 mil atendimentos mensais, entre a entrega de cadeiras de rodas, bolsas para pessoas ostomizadas, sondas para pessoas que têm dificuldades para urinar, entre outros atendimentos de assistência em saúde.

Na gestão do prefeito Eduardo Braide, a coordenação também passou a atender pessoas com Epidermólise Bolhosa, que recebem gratuitamente os kits necessários para os cuidados com os ferimentos decorrentes de sua condição clínica.

Em setembro do ano passado, foram entregues 10 cadeiras de rodas, sendo 5 infantis, e pela primeira vez junto com mesa para a realização das atividades diárias das crianças como alimentação, estudos e lazer.


Entre outras políticas implantadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide, estão a execução do programa Centro Acessível para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região do Centro Histórico, a entrega de habitações sociais adaptadas como parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, a entrega da primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa, a entrega de ônibus com elevadores para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Sistema de Transporte Urbano de São Luís, a nova sede da Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva, e a  entrega de cartões de identificação para pessoas com fibromialgia.

 


1.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

2.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        


Nenhum comentário: