Nesta terça-feira (1°), o prefeito Eduardo Braide entregou 46 novos ônibus escolares para a rede municipal de ensino da capital. A solenidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizada na Praça Maria Aragão (Centro) e representa um marco histórico para São Luís, como o maior investimento já feito no transporte de alunos das escolas municipais da cidade.
“Primeiro, quero destacar que o aniversário de São Luís está chegando. A cidade completará 411 anos no próximo mês. E já começamos a entregar os presentes agora, com a maior entrega da história de ônibus escolares já feita na capital. Essa ação é parte do nosso compromisso de reconstruir a educação em São Luís. Além disso, em breve, entregaremos 20 escolas novas, completamente requalificadas, e também uma série de presentes surpresas nos meses de agosto e setembro. Temos a certeza e tranquilidade que os pais e mães saberão que seus filhos serão transportados com segurança, recebendo uma educação de qualidade. A partir de amanhã, todos os ônibus já estarão nas ruas, prontos para o transporte dos nossos alunos", destacou o prefeito Eduardo Braide.
Os veículos adquiridos por meio de investimentos de mais de R$ 20 milhões, utilizando recursos próprios do Município, refletem o compromisso da gestão municipal em proporcionar melhores condições na logística dos estudantes de São Luís.
A frota adquirida inclui 30 ônibus de grande porte, com capacidade para até 59 estudantes sentados, e mais 16 micro-ônibus, com capacidade para até 29 estudantes sentados. O processo de aquisição dos ônibus teve início em 2022 e todas as etapas necessárias foram concluídas em julho de 2023. Com o início das aulas e o retorno das férias escolares nesta quarta-feira (2), os veículos já começam a circular conforme as rotas estabelecidas pela Semed, fortalecendo o atendimento aos mais de 11 mil estudantes da Zona Rural de São Luís.
"O prefeito Eduardo Braide tem demonstrado comprometimento com a melhoria do sistema educacional de São Luís e é com muita alegria que celebramos a entrega desses 46 novos ônibus para a nossa rede municipal de ensino. Esse investimento impacta positivamente a vida de milhares de alunos, uma vez que a frota foi adquirida para proporcionar segurança, conforto e acessibilidade. Com essa entrega, avançamos na reconstrução da educação e reafirmamos o nosso compromisso em proporcionar uma educação cada vez melhor, promovendo a garantia do acesso e permanência na escola, a inclusão e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes", declarou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques.
Todos os novos ônibus possuem acessibilidade. Essa iniciativa foi especialmente planejada para atender às necessidades dos alunos com deficiência, uma vez que todos os veículos são equipados com plataforma elevatória. Esse recurso torna possível o embarque e desembarque de cadeirantes, facilitando a mobilidade e promovendo a autonomia desses alunos. Além disso, essa medida também contribui para promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade dentro das escolas, criando um ambiente acolhedor e inclusivo para todos.
Dentre as escolas da Zona Rural que serão beneficiadas com os novos ônibus, estão a U.E.B. Honório Odorico, localizada no Tajipurú; a U.E.B. Rosa de Saron, no Cajuparí; a U.E.B. Evandro Bessa, no Santa Bárbara; a U.E.B. Proteção de Jesus, no Mato Grosso; a U.E.B. Dilson Ramos Bessa, na Vila Esperança; a U.E.B. Amaral Raposo, em Pedrinhas; a U.E.B. Hortência Pinho, no Coqueiro; a U.E.B. Evandro Bessa, na Estiva; e a U.E.B. Arimatéia Cisne, também localizada na Estiva. Só na Zora Rural, a Semed é responsável pelo atendimento de 53 escolas, contando com um total de 90 rotas/veículos.
Além desses 46 novos ônibus, a administração municipal já havia adquirido e entregue, em 2021, outros 14 veículos para fortalecer ainda mais o transporte escolar. Essas medidas demonstram o compromisso da Prefeitura em garantir o acesso à educação de qualidade e aprimorar a infraestrutura educacional da capital.
Também estavam presentes na solenidade, os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; os subprefeitos do Centro Histórico e da Zona Rural, Maurício Itapary e Dilmar Araújo, respectivamente; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o 1º promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar; além das equipes da educação municipal e agentes de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário