A partir desta terça-feira (20), as Unidades Básicas de Saúde serão a porta de entrada para a imunização de crianças de 10 e 11 anos. Ressalta-se que somente as UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba estarão habilitadas para realizar a imunização.
A secretária municipal de saúde, Danielle Oliveira, destaca a importância da vacinação frente à dengue. "O imunizante é mais um reforço na luta contra a enfermidade, pois, aliado ao trabalho da equipe técnica dos Agentes de Combate às Endemias, coibirá a proliferação da doença em nosso município", pontua a secretária da Semus.
No primeiro momento, o município recebeu 4.337 doses da Secretaria de Saúde do Estado (SES). A Chefe do Departamento de Imunização, Layla Trindade, enfatiza que o protocolo seguirá a orientação do Ministério da Saúde. O processo vacinal começará pelas crianças de 10 e 11 anos e avançará progressivamente à medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados e municípios.
Para aprimorar o serviço à população, as equipes das 17 Unidades Básicas de Saúde realizarão treinamento na segunda-feira (19). Gestores das UBS, enfermeiros e agentes comunitários de saúde serão capacitados para o protocolo do imunizante.
Paralelamente à vacinação contra a dengue, as equipes de Agentes de Combate às Endemias intensificam os trabalhos em campo, realizando vistorias em áreas residenciais, com foco nos condomínios fechados. O acesso aos imóveis ainda é desafiador, pois muitos condôminos estão ausentes, e parte dos presentes recusa a visita domiciliar.
Segundo a Chefe de Departamento da Arboviroses da Semus, Taina Serra Coelho, o objetivo é identificar possíveis focos (larvas) do mosquito Aedes aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário