'FRIDA!' abre mostra de espetáculos com temática feminina, na Galeria Trapiche


A revolucionária e forte Frida Kahlo foi interpretada na mostra "Espelhos: uma instalação em movimento", que realizará quatro espetáculos com temática feminina no mês de setembro, na Galeria Trapiche.

Rosa Ewerton Jara deu vida a pintora mexicana, prendendo a atenção do público com um solo vibrante, cheio de vida e sentimentos. Os próximos espetáculos acontecem nesta sexta-feira (22) e nos dias 26 e 28 de setembro, sempre às 19h, sendo representadas respectivamente: Safira, Ofélia e a Noiva.

"Estamos abertos para pautas culturais que enriquecem os ludovicenses com cultura. Esse é o objetivo da Galeria, enquanto equipamento municipal de cultura. Por isso, nesta parceria com o Núcleo Atmosfera, estamos satisfeitos com o resultado e a qualidade dos espetáculos. Além dessa mostra também estamos com a Exposição Acervos, cursos permanentes no 'Ateliê Trapiche' e outras ações formativas e de troca cultural", contou diretora da Galeria Trapiche Camila Grimaldi.

O espetáculo, cujo ingresso custa R$ 20,00 e meia-entrada R$ 10,00, reúne elementos teatrais, dança e performance, fruto de pesquisa da própria intérprete.

"Sempre admirei Frida e neste solo trazemos a essência captada através das pesquisas e de estudos para outro espetáculo que fizemos pelo Núcleo Atmosfera. Em 2009, estava tendo oficina para montar o espetáculo 'As cores de Frida' e logo me interessei, assisti documentários e li muito sobre, nunca deixei de estudar. Esta mostra é um desafio de canalizar tudo o que ela sentia, apresentar isso ao público e provocá-lo quanto a força das mulheres, a luta por seus direitos, mostrar as mulheres que fazem artes, que são revolucionárias, que ocupam diversos espaços, como sempre deveria ser", explicou Rosa Ewerton Jara.

"Desde 2005 desenvolvemos produções que valorizam as mulheres, o universo feminino. 'Espelhos' é o fragmento de diversas obras, o desfecho de um ciclo de obras com temática feminina. O interessante é que a intérprete pesquisa e se envolve para fazer o espetáculo. Hoje vimos o que ela extraiu de 'As cores de Frida', em um traço do que ela sentiu da obra", destacou o diretor geral do espetáculo, Leônidas Portella.

A direção geral do espetáculo é de Leônidas Portella, com direção artística de Luciano Teixeira e Samuel Moreira; Produção de Júlia Martins; Iluminação: Renato Guterres; Operação de som: Samuel Moreira; Fotografia: Gisa Bausch e Samuel Moreira; Apoio técnico: Idalina Moraes e Designer gráfico: Iramir Araujo.

ESPETÁCULOS

Na sexta-feira (22) será apresentada "OFÉLIA - Sem flores, sem rio, sem amor...", interpretada por Valda Lino. O solo é uma reflexão sobre os diversos papéis da mulher na sociedade e o equilíbrio entre tantas formas do amar.

O público vai visitar o arquétipo da Ofélia, donzela indefesa, convidado a se questionar sobre a personagem ser derivada do tipo feminino da noiva ou amada morta em plena juventude.

Também trazem para os dias atuais destacando as Marias, Anas, Helenas, Ofélias do ontem do hoje e das não Ofélias - mulheres do amanhã.

No dia 26 é a vez de "SAFIRA", interpretada por Marina Corrêa. Na peça, ela é a meretriz que teve seu corpo usado, abusado e abandonado, assim como as janelas de um casarão colonial são carcomidas pelo descaso e despencam, se acabam.

Mas, no labirinto dos poros desse corpo-casarão ainda reside uma força latente que grita, canta, dança e quer trazer a melhor maquiagem e o melhor perfume para reerguer pilares resistentes ao tempo e superar toda sorte de abandono.

O último espetáculo da mostra será no dia 28, com a "NOIVA", interpretado por Marinildes Brito. A cena traz reflexões à cerca do casamento, do corpo e da própria vida.

Deflagra a força do corpo feminino frente à sociedade machista e patriarcal. A noiva é um símbolo e um estigma que deve ser revisto e realocado no tempo/espaço.

Nenhum comentário: