Prefeitura discute sobre obesidade infantil e alimentação saudável com alunos da rede municipal



A obesidade infantil discutida com muita informação e atividades lúdicas para conscientizar sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis. A ação, da Prefeitura de São Luís, integra o ciclo de atividades com o tema Obesidade Infantil, que será realizado nesta sexta-feira (20), em escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo principal é despertar nos alunos o interesse por alimentos mais saudáveis. A programação é parte das ações da Semana Mundial de Alimentação, comemorando o Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro.

A ação foi pensada para atingir o público que, em geral, opta por produtos menos saudáveis e são mais suscetíveis a comer alimentos com baixo teor de nutrientes, explica a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro.

 "Esta é mais uma ação realizada pela Prefeitura com o olhar para a saúde das crianças. Sabemos que, nesta faixa etária, o gosto por alimentos pouco saudáveis é uma constante e com essa programação queremos alertar e orientar. O aprendizado vai estimular esses alunos a pensar em um alimento mais nutritivo e ampliar essas práticas com a própria família", enfatiza a gestora.

Serão atendidas 1.750 crianças com idades entre três e 11 anos, de oito escolas municipais. Na equipe de monitores, nutricionistas e técnicos da Semsa que analisarão também a saúde nutricional das crianças.

AÇÕES

O cronograma de atividades inclui teatro de bonecos "NutriAmigos", onde por meio de histórias e encenação, a criançada vai aprender como se alimentar melhor e os benefícios que vão ganhar em saúde e qualidade de vida.

"O teatro chama a atenção da criança. Faz com que ela fique atenta ao que é falado. É uma forma de educar e orientar em uma linguagem feita para ela e com informações de grande importância para que ela cresça um adulto mais saudável", pontuou a nutricionista da Semsa, Maryana Ribeiro.

A oficina Chefes Mirins é outra ação que integra a agenda. Na oficina, as crianças aprendem na prática os benefícios de uma alimentação mais adequada e rica em nutrientes.

Elas colocam a mão na massa para fazer sucos e saladas de frutas e ao final, consomem o que produziram. "As crianças gostam bastante e se envolvem muito. Elas perguntam, querem aprender a fazer, somam com sugestões. A oficina atrai bastante esse público e o que elas aprendem podem fazer junto com seus familiares", destaca a nutricionista.

Toda a programação é gratuita e as crianças recebem ainda um folder com dicas de alimentação.

Nenhum comentário: