Em apoio à 'Via Sacra', Prefeitura de São Luís destina pacote de serviços ao bairro Anjo da Guarda


O maior espetáculo a céu aberto do Maranhão, a 'Via Sacra' será encenada nos dias 29 e 30 deste mês nas ruas e avenidas do Anjo da Guarda. Apoiadora da montagem teatral que emociona anualmente milhares de pessoas, a Prefeitura de São Luís mobiliza estrutura de serviços municipais que garantem que o cenário do bairro esteja preparado para encantar mais uma vez o público com a história da paixão e morte de Jesus Cristo.

Uma das ações da Prefeitura é a instalação de 70 projetores durante o percurso que os atores e o público farão durante as encenações. O reforço da iluminação com as luzes especiais garante ao cortejo mais beleza e vida ao espetáculo, ajudando no direcionando das experiências e sensações do público.

Outros serviços de infraestrutura também estão sendo executados no Anjo da Guarda para oferecer toda a adequação necessária ao ambiente em que público apreciará o espetáculo, como limpeza, capina, roçagem, poda de árvores e manutenção do sistema de drenagem.

Alguns dos trechos que estão recebendo a intervenção são as avenidas dos Portugueses e Moçambique e outras vias que estão no percurso da 'Via Sacra', como a Rua Dinamarca.

"Esses serviços de manutenção são realizados continuamente na região, mas para a 'Via Sacra' intensificamos nossas atividades a fim de garantir que as vias estejam adequadas para a realização do espetáculo, que conta anualmente com esse apoio do poder público municipal. É orientação do prefeito Edivaldo o total apoio e atenção à 'Via Sacra', especialmente, ao público", destaca secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

LOGÍSTICA

Para também dar mais segurança e comodidade, a força-tarefa da Prefeitura de São Luís de apoio à realização da Via Sacra inclui também a organização do trânsito com a ação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Além de interdições em trechos específicos da área Itaqui-Bacanga, a operação inclui a presença de agentes de trânsito e viaturas de apoio, que atuarão de forma itinerante por todo o circuito, a fim de garantir o disciplinamento do trânsito durante o espetáculo.

As ações de intervenção e disciplinamento de trânsito ocorrerão nas principais ruas e avenidas do Anjo da Guarda. A intervenção terá início às 15h dos dias 29 e 30 e se estenderá até às 23h, na Praça Recanto da Paixão, Teatro, Viva Anjo da Guarda e Praça do Anjo.

A operação da área será realizada diariamente por 30 agentes de trânsito, três motocicletas e cinco viaturas de apoio que atuarão de forma itinerante em todo o circuito interditado. A primeira interdição ocorrerá no cruzamento da Avenida Paquistão com a Avenida Dinamarca. A partir deste ponto, toda a Avenida Dinamarca e as transversais que dão acesso a essa avenida serão interditadas até a Avenida Odylo Costa, filho.

O trecho interditado continuará pela Avenida Odylo Costa, filho, passando pela Praça do Anjo, Avenida Vaticano, até a entrada do bairro do Anjo da Guarda. A última interdição ocorrerá na Avenida Palestina até a Praça da Ressurreição.

Os ônibus e veículos que trafegam nestes itinerários que serão interditados, no sentido bairro, deverão desviar pela Avenida Paquistão, seguir pela Avenida Colômbia e Avenida Grécia até a Avenida Odilon Costa Filho, seguindo itinerário normal. No sentido Centro, os motoristas deverão fazer o percurso inverso.

A SMTT pede a compreensão dos condutores para que evitem transitar nas respectivas ruas e avenidas a fim de evitar transtornos e, consequentemente, maiores complicações. Obedecer às interdições, a sinalização e as ordens do agente são algumas práticas que geram fluidez ao trânsito e segurança.

Dando suporte na segurança do público, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), disponibilizará um contingente de 40 guardas municipais, distribuídos em 10 viaturas. A gestão municipal também instalará banheiros químicos na região para da maior comodidade para quem vai assistir ao espetáculo.

CAPACITAÇÃO

Para que o evento também esteja apto a receber o grande público durante o espetáculo, a Prefeitura também está capacitando cerca de 100 pessoas com o curso 'Qualidade no Atendimento para Recepcionistas', realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), no Teatro Itapicuraíba, no Anjo da Guarda.

Na capacitação os participantes do curso aprenderão mais sobre a conduta, o modo de vestir, falar e de repassar as informações sobre o evento, tudo isso pensado para tornar ainda mais profissional o atendimento ao público presente.

"Esse evento soma ao turismo da nossa cidade, sendo mais um programa para se fazer em São Luís. Levar a capacitação para os profissionais que o fazem beneficia tanto a Prefeitura, por prestar serviços à comunidade, quanto para a 'Via Sacra'. Sai todo mundo ganhando", conta a secretária de Turismo Socorro Araújo.

SAIBA MAIS

O grupo Grita, responsável pela organização da 'Via Sacra', foi fundado em 1972, quando um grupo de estudantes do Centro Educacional do Maranhão (Cema), resolveu se reunir para dar continuidade às atividades teatrais desenvolvidas na escola, atuando desde 1977 na comunidade Itaqui-Bacanga, e lá se incorporou à dinâmica da comunidade, por meio do Centro Comunitário Católico, fazendo teatro popular.

O espetáculo 'Via Sacra', foi concebido em 1981, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, na movimentação em torno da emancipação da própria comunidade. Este ano o evento chega a sua 37ª edição.


Nenhum comentário: